Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Congressos

Conferência "Poema Aberto" 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Literatura

Poema Aberto

Data-limite para submissão de propostas: 20 de dezembro de 2023

O Departamento de Estudos Germanísticos da Universidade do Porto anuncia a abertura da chamada de trabalhos para o Encontro "Poema Aberto", e que tem por objetivo reunir não só investigadores, mas também estudantes de todos os ciclos de estudos da área dos Estudos Literários.

Inspirados em "A Obra Aberta" de Umberto Eco, buscamos desafiar – ou antes, não desafiar – a ideia da pluralidade significativa constantemente aberta dos textos, aplicando desta vez o princípio à lírica, em particular àquela de dimensões curtas. Para isso, o encontro propõe uma abordagem à análise da lírica, devendo cada participante desdobrar, explorar e revelar as camadas de significado contidas num único poema, composto por não mais do que 15 versos. Tentar-se-á, portanto, entender até que ponto a lírica breve se deixa abrir, desafiando o lugar-comum de que a brevidade limita a complexidade.

Sublinhamos que não há limites estreitos em relação às linhas temáticas – cada participante é encorajado a escolher um poema, independentemente da sua língua de origem, período ou estilo, e a explorá-lo a partir da perspetiva ou metodologia que melhor se alinhe com sua pesquisa. A única restrição é que o foco permaneça na análise detalhada de um único texto lírico de dimensões breves, embora referências a outros textos sejam bem-vindas para enriquecer a análise.

Convidamos, deste modo, investigadores e estudantes de todos os ciclos de estudos da área dos Estudos Literários a contribuírem para este diálogo. As propostas podem ser apresentadas em português ou inglês.

Submissão de Propostas: https://forms.gle/EHrJLYb4cAvohKeC8

Datas Importantes:

Prazo para Submissão: 20.12.2023

Notificação de Aceitação: 31.12.2023

Conferência "Poema Aberto": 29.01.2024

Para eventuais dúvidas, contactar: jcteixeira@letras.up.pt

Fonte: FLUP

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas