Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020

Conferência Internacional Direitos Humanos: Mitos Fundadores e Perspetivas Históricas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Direito, Direitos Humanos

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2016

Convite à Submissão de Trabalhos

Pretende-se concitar um fórum de discussão no âmbito do THD-ULisboa, associando o estudo da atualidade dos Direitos Humanos à Teoria do Direito e à História do Direito através de uma abordagem completa, plural e multifacetada. O quadro geral de incidência é o da História das Ideias Políticas, da História do Direito e da Teoria do Direito, com relação a conceitos gerais e operativos intemporais, numa viagem plurissecular, mas com especial ênfase nos períodos Moderno e Contemporâneo.

Objetivos

• Promoção da investigação científica no domínio da Teoria e História do Direito e da História das Ideias Políticas;
  • Proporcionar o debate de ideias entre investigadores e académicos conceituados e investigadores em início de carreira;
  • Desenvolver competências em termos de avaliação crítica de trabalhos científicos, de apresentação de trabalhos de investigação e de divulgação da atividade científica dos intervenientes;
  • Aprofundar os contactos entre membros da comunidade científica nacional e estrangeira.

Conferência

A Conferência contará com a apresentação de artigos e espaço para debates no final de cada bloco temático. Os resumos devem ser presentes à Comissão Organizadora até 10 de Julho, que notificará os autores da aceitação dos mesmos até 20 de Julho e a inscrição dos autores deve ser feita até 10 dias após a receção da notificação de aceitação. A aceitação de artigos finais decorrerá até 20 de Setembro. Todos os artigos a submeter deverão apresentar-se em formato digital e constarão de um resumo – uma folha -, número máximo de páginas de texto – vinte (20) -, com letra tipo Time News Roman a espaço e meio.

Envio de Trabalhos

Todos os textos dos trabalhos deverão ser enviados para o seguinte e-mail: thd@fd.ulisboa.pt

Organização

A Conferência é organizada pelo Teoria e História do Direito, Centro de Investigação da ULisboa (THD-ULisboa), com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL), do Instituto de História do Direito e do Pensamento Político (IHDPP) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Comissão Organizadora

Professora Doutora Ana Fouto