Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Congressos

Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola "Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas" CILPE2019

Início: Fim: Países: Brasil, Espanha, Portugal

Arte, Cultura, Economia, Educação, Eventos, Língua

Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola "Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas" CILPE2019

 

Programa-Orçamento 2019-2020 da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), aprovado pelos Ministros da Educação ibero-americanos (La Antigua, 2018),  incluiu pela primeira vez, na história desta organização, como um dos seus eixos prioritários, o Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIADLP), num modelo bilingue com o espanhol e as demais línguas da Ibero-América.

Das linhas de ação do PIADLP é de destacar o projeto “Escolas bilingues de fronteira”, numa perspetiva intercultural, que pretende desenvolver experiências de bilinguismo (português e espanhol) em regiões de proximidade das duas línguas, o programa de formação de professores e a produção de materiais didáticos bilingues para a região e  internacionalização do espanhol e do português, em benefício de suas comunidades falantes.

A conferência abordará temas de especial interesse em relação com o valor das línguas, as geografias que estas afirmam, a relevância geopolítica, a dimensão bilingue a nível internacional, o seu lugar nos organismos multilaterais, nas agências de cooperação internacional e nas organizações da sociedade civil. Igualmente, analisar-se-ão as modalidades de uso, a sua relevância na sociedade digital e no processo de inovação, bem como no âmbito educativo e científico, o seu valor em relação à economia, a sua importância e contribuição para as indústrias culturais e para a economia criativa.

O evento tratará também de como desenvolver competências bilingues, como formar os professores, quais são as estratégias utilizadas na formação de tradutores e intérpretes e de que maneira se pode estabelecer e reforçar o contacto com as línguas originárias. Assim também, como melhorar a perceção do seu valor, como contribuir para tornar-se veículos de projeção, de fomento e desenvolvimento, de produção de ciência, cultura, conhecimento e, em definitivo, de modernidade.

Lugar e data: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Portugal) 21 e 22 de novembro de 2019

Objetivo: Refletir, discutir e acordar um plano de ação a partir da articulação e da colaboração interinstitucional sobre a relevância de trabalhar as duas línguas em conjunto nos âmbitos da educação, da cultura e da ciência de uma perspetiva regional e global.

Expectativas e resultados: Para levar a cabo as expectativas geradas em relação às temáticas propostas e no marco do PIADLP acordar-se-á um plano de ação de carácter interinstitucional que contará em seu desenvolvimento com o apoio de governos e instituições, conformando uma rede de colaboração em educação, cultura e ciência sobre a base da convergência bilingue.

Temáticas propostas

  • Políticas de língua e internacionalização

  • Espanhol e português: geopolítica das línguas

  • Diálogos interculturais: plurilinguismo e pluricentrismo

  • Línguas e desenvolvimento de competências no âmbito educativo

  • Línguas, artes e cultura

  • Línguas, sociedade e espaço digital

  • Línguas, economia e desenvolvimento: potencial de internacionalização das empresas

Público alvo:

A conferência pretende reunir responsáveis de governos, políticos, académicos, cientistas, especialistas de várias áreas do conhecimento, particularmente da educação, da cultura, da economia e da ciência, profissionais de organismos de cooperação, comunidade do mundo educativo e instituições públicas e privadas.

Comissão Organizadora:

Organiza a OEI, com o apoio de alianças institucionais dos governos de países ibero-americanos, sendo Portugal, país anfitrião, Brasil e Espanha países promotores, com a colaboração do Instituto Camões, Instituto Cervantes, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Com informações de OEI - Portugal.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas