Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
Congressos

Conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ensino, Língua

A conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" vai ter lugar no dia 28 de junho de 2024, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). 

O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras faz-se num contexto diversificado e múltiplo, havendo a necessidade de se responder aos desafios que são globalmente colocados. Entre os vários desafios, contam-se questões relacionadas com a sustentabilidade.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada também por Portugal, estipula prioridades para o desenvolvimento sustentável global para 2030 e preconiza a mobilização de esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Neste âmbito, assume-se que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para a discussão sobre o tema.

Assim, pretende-se promover a reflexão, bem como a partilha de práticas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas, destacando a promoção dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É fundamental reequacionar novas vias para o ensino de línguas, aproveitando-se toda a experiência acumulada nos últimos anos, mas integrando também novas perspetivas, metodologias, recursos e tecnologias, tendo em conta os desafios atuais.

O objetivo da conferência é permitir que professores de línguas estrangeiras e investigadores apresentem e discutam as suas práticas e experiências pedagógicas, para além de refletirem sobre a investigação desenvolvida sobre os seguintes temas:

  1. Objetivos do desenvolvimento sustentável e o ensino de línguas estrangeiras
  2. Desafios no ensino de línguas estrangeiras na atualidade
  3. Igualdade, inclusão e diversidade no ensino de línguas estrangeiras
  4. Motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras
  5. Recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas estrangeiras
  6. Lugar das artes no ensino de línguas estrangeiras
  7. Formação de professores de línguas estrangeiras

Mais informações: https://www.ipl.pt/agenda/de-cada-lingua-se-constroi-o-futuro-voz-da-sustentabilidade-no-ensino-e-aprendizagem-das

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas