Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Congressos

Ciclo de Conferências "Diversidade Cultural e Direitos Humanos"

Início: Fim: Países: Portugal

Direitos Humanos

Ciclo de Conferências "Diversidade Cultural e Direitos Humanos"

3 abril 2024| 14 maio 2024 | 18h | ZOOM https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9302376052

Organização: Academia das Ciências de Lisboa

Coordenação: Maria Manuela Tavares Ribeiro, Maria de Jesus Cabral (CEHUM), Maria Salomé Soares Pais

Em dezembro de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas adotava e proclamava a Declaração Universal dos Direitos Humanos (resolução 217 A III). Esta declaração da ONU, composta por 30 artigos, representa um ideal comum a atingir por todos os povos e nações a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.

Decorridos 75 anos após a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o objetivo deste Ciclo de conferências sobre Diversidade Cultural, desenvolvimento e direitos humanos consiste em promover uma reflexão ampla e abrangente sobre o tema dos direitos humanos.

São interpeladas várias áreas do conhecimento como História, Filosofia, Direito, Literatura e Medicina, de modo a propiciar um diálogo enriquecedor e estimulante. Abordar-se-ão as origens históricas dos direitos humanos, seus fundamentos filosóficos, bases legais, expressões literárias, bem como questões emergentes de saúde e de cidadania que passam pela qualidade da educação e da formação.

Neste sentido, este Ciclo pretende contribuir para a apropriação pela sociedade de um tema fundamental, promovendo a diversidade cultural e o conhecimento dos princípios e práticas de uma cidadania comprometida com os direitos de toda a família humana.

Porque hoje como ontem o respeito dos direitos humanos permanece o “fundamento inalienável da liberdade, da justiça e da paz no mundo”.

Mais informações no Programa do evento em anexo.

Fonte: Divulgação CEHUM

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas