Políticas educacionais e experiências interdisciplinares reúnem pesquisadores ibero-americanos no IFB
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para trabalhos, Educação, Ensino, Políticas Públicas
O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Campus Brasília, recebe de 2 a 4 de dezembro de 2026 a VIII Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. As submissões de trabalhos podem ser feitas até 30 de setembro.
Voltado prioritariamente a professores da educação básica, gestores, estudantes e pesquisadores, o evento se propõe a debater políticas públicas educacionais em perspectiva interdisciplinar e experiências inovadoras na educação, além de estimular a formação de uma rede de pesquisadores da área.
Os trabalhos devem se vincular a um dos quatro eixos temáticos: políticas públicas educacionais; educação, uso de tecnologias e transformação digital; práticas interdisciplinares, inclusão e diversidade na educação; e formação de professores. As comunicações orais acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro.
A programação começa com oficinas pré-evento e segue com a mesa de abertura sobre educação e emancipação dos povos ibero-americanos diante da desinformação, com José Ignácio Correa (Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia) e Marise Ramos (UERJ/Fiocruz). Estão previstas ainda mesas-redondas sobre práticas educativas e consciência crítica na era da inteligência artificial e sobre boas práticas em equidade, inclusão e competências digitais no espaço ibero-americano, com participantes do Brasil, da Colômbia e de Portugal. O encerramento inclui a comemoração dos dez anos da Associação Nova Paideia.
Mais informações: https://www.even3.com.br/viiijorneduc-665593/.


