Quinta-feira, 29 de Outubro de 2026
Congressos

III Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais recebe resumos até 31 de outubro

Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Educação, Política Linguística, Sul Global

O grupo PoLiTicas realiza o III Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE), de 7 a 9 de dezembro de 2026, em modalidade on-line e gratuita, com o tema "Sul Global: alianças, potências e inovações". O encontro reúne pesquisadoras e pesquisadores que adotam uma abordagem dialógica, crítica e decolonial e contribuem para as discussões sobre multilinguismo, educação e políticas linguísticas em diferentes contextos. O evento também propõe um espaço de reflexão coletiva sobre os desafios contemporâneos do campo, com perspectivas sobre repertórios linguísticos, práticas educativas, justiça linguística e gestão das línguas nos sistemas educacionais.

A programação inclui conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), nos períodos da manhã (9h às 12h), da tarde (14h às 17h) e da noite (19h às 21h), com transmissão ao vivo no canal do grupo no YouTube.

Os resumos podem ser submetidos de 13 a 31 de outubro de 2026, para comunicação oral em português ou espanhol, em três GTs: repertórios linguísticos, multilinguismo e práticas educativas; políticas linguísticas, currículo e gestão da linguagem na educação; e território, justiça e diversidade na educação linguística do Sul Global. Os resumos devem ter de 250 a 400 palavras e se destinam a pessoas pesquisadoras de pós-graduação (mestrado em andamento, no mínimo). O formulário e o template obrigatório estão disponíveis na página do evento.

Mais informações: https://politicaslinguisticas.ufsc.br/evento/iii-encontro-de-politicas-linguisticas-educacionais-eple/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas