58.º Congresso Internacional de Americanistas | 150 Anos do ICA
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Sérvia
58.º Congresso Internacional de Americanistas | 150 Anos do ICA
Universidade de Novi Sad, Sérvia
30 de junho a 4 de julho de 2025
O 58.º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) terá lugar de 30 de junho a 4 de julho de 2025, na Universidade de Novi Sad, Sérvia. O evento convida à reflexão multidisciplinar sobre questões contemporâneas e inclui simpósios, comunicações individuais e mesas-redondas em 29 áreas temáticas, abrangendo disciplinas como Antropologia, Estudos Culturais e Migrações.
O lema do 58º ICA “Novos desafios, Novos espaços” pretende ser um apelo à reflexão sobre a realidade contemporânea à escala global e à construção de propostas teóricas e práticas viáveis para enfrentar os perturbadores desafios atuais em todos os campos da nossa existência social. As 29 áreas temáticas nos permitirão analisar, desde uma perspectiva multidisciplinar e pluralista, um amplo leque de temas, fenômenos e processos próprios das Ciências Sociais, das Humanidades e das disciplinas afins.
Áreas temáticas
Fiéis à tradição dos congressos anteriores do ICA, para acomodar a grande variedade temática e diversidade de abordagens analíticas, selecionamos as seguintes áreas temáticas nas quais serão apresentados diferentes formatos e trabalhos acadêmicos com o objetivo de promover uma maior participação de cientistas, acadêmicos e especialistas em vários campos dos estudos americanistas:
- Antropologia
- Arqueologia
- Arquitetura
- Arte
- Ciências Exatas e Estudos Ambientais
- Comunicação e Novas Tecnologias
- Cosmovisões e Sistemas Religiosos
- Direitos Humanos e Cultura da Paz
- Educação
- Estudos Culturais
- Estudos de Fronteiras
- Estudos de Gênero
- Estudos Econômicos
- Estudos Políticos
- Estudos Sociais
- Filosofia e Pensamento
- História
- Linguística e Tradução
- Literatura
- Migrações
- Movimentos Sociais
- Patrimônio Cultural
- Relações Internacionais
- Simpósios Inovadores
- Geografia e Turismo
- Esporte
- Povos Originários
- Estudos Afro-americanos
- Os Balcãs e as Américas
A lista dos coordenadores das áreas temáticas pode ver conferida em: https://ica2025.uns.ac.rs/areas-tematicas/.
As propostas de comunicações individuais podem ser enviadas até 31 de dezembro de 2024.
Mais informações na chamada completa, em anexo e no site do ICA 2025.



