Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
Congressos

3º Seminário Internacional Properties in Transformation | Call for papers

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Direito, Economia, Sustentabilidade

O 3º Seminário Internacional Properties in Transformation acontece em formato online entre 23 de novembro e 4 de dezembro de 2020. Organizado pela rede Propriedades em Transformação o evento tem como eixo central as  "Propriedades no cenário de múltiplas crises”. A submissão dos textos deverá ser realizada até 30 de agosto de 2020. Os textos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Em momentos de crises, relações sociais e econômicas são tensionadas, disputadas e, às vezes, transformadas. Como instituição definidora dessas relações, a propriedade está no centro das crises, da sua compreensão e superação. No seminário serão debatidas contribuições originais e críticas sobre as diversas formas de propriedade e suas transformações no contexto de múltiplas crises: sanitária, econômica, climática e política. São bem-vindos trabalhos sobre diferentes formas de propriedade (urbana, rural, empresarial, intelectual, etc), distintos contextos e a partir de diversas abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas

Objetivos do 3º Seminário Internacional
Autoras e autores como Mariana Mazzucato apontam que o capitalismo contemporâneo enfrenta três grandes crises interconectadas: "uma crise de saúde induzida pela pandemia, que rapidamente acendeu o pavio de uma crise econômica com consequências ainda desconhecidas para a estabilidade financeira - tudo isso no contexto de uma crise climática que não admite uma resposta dentro do paradigma atual".

Como se não bastasse, a este cenário deve ser adicionada a crise da democracia experimentada globalmente com a ascensão de governos autoritários. Em momentos de crises agudas como o atual período histórico, relações sociais e econômicas são tensionadas, disputadas e, às vezes, transformadas. Como instituição definidora dessas relações, a propriedade está no centro das crises, da sua compreensão e superação.

Isso torna ainda mais evidente e agudo no presente cenário de pandemia da COVID-19, com suas profundas consequências econômicas e sociais, nas quais a propriedade e seus regimes também, como causa e como consequência, têm relevo e protagonismo. Que consequências esse cenário vem produzindo no Brasil nos demais países da América Latina? Como, ainda, essas mudanças influenciam e são influenciadas pelas relações políticas, econômicas e sociais a nível global?

A partir desta breve contextualização, esta chamada para artigos almeja selecionar novas contribuições – de distintos campos e disciplinas das ciências sociais, do direito e da economia - que tragam novas perspectivas para a temática da propriedade. Sugerimos a importância da temática das propriedades e suas múltiplas crises, sem, no entanto, restringir o tema. Buscamos, com isso, ampliar a rede de pesquisadoras, pesquisadores e profissionais engajadas e engajados no projeto “Propriedades em Transformação” e, com isso, fortalecer o diálogo que começou em 2016.

Organização:

  • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP
  • Grupo Direito e Políticas Públicas – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
  • Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU
  • Observatório das Metrópoles
  • Observatório do Poder Econômico – Universidade Federal de São Paulo
  • University of Antwerp Law and Development Research Group and Institute of Development Policy

Mais informações no arquivo em anexo ou na página da Properties in transformation.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas