Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Congressos

Segundo Encontro do Mulherio das Letras nos Estados Unidos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Género, Letras, Literatura, Mulheres

Mulherio das Letras – Estados Unidos
Encontro II
APSA 2026
 
O Mulherio das Letras - Estados Unidos é uma comunidade que visa reunir a força das vozes de mulheres lusófonas que vivem nos Estados Unidos e também ao redor do mundo. Nosso desejo é nos organizarmos para promover tanto a literatura produzida por mulheres quanto seus estudos feitos por pesquisadoras. O encontro Mulherio das Letras – Estados Unidos II, em formato presencial, vai acontecer durante a Conferência da APSA (American Portuguese Studies Association) de 22 a 24 de outubro de 2026 na Princeton University (Princeton, New Jersey). As interessadas em participar podem enviar trabalhos para as chamadas a seguir:
 
1) Ninguém solta a mão de ninguém: a escrita de autoras lusófonas - Este painel aceita submissões de trabalhos de pesquisa sobre temas relevantes à 14ª Conferência da APSA, “Celebrar Comunidade: 30º Aniversário da APSA,” que examinem a obra de escritoras do mundo lusófono. Envie um resumo de 150 palavras até 20 de março de 2026 para Cris Lira, University of Georgia, clira@uga.edu. Inclua também no seu resumo uma breve biografia, afiliação acadêmica e quaisquer requisitos audiovisuais necessários.
 
2) Confluências criativas no território do possível - Esta mesa-redonda convida escritoras lusófonas a lerem excertos das suas obras, publicadas ou inéditas (todos os gêneros são bem-vindos). Até 20 de março de 2026, envie o texto (equivalente a 15 minutos de leitura), uma breve biografia, informações de contato e requisitos audiovisuais para Luana Reis, Princeton University, luanareis@princeton.edu
 
3) Tradução e mediação cultural - Este painel aceita submissões de trabalhos de pesquisa sobre a tradução de obras de escritoras lusófonas. As propostas podem incluir a apresentação de textos traduzidos acompanhados de análise do processo tradutório, com atenção às decisões tomadas ao longo da produção, às estratégias de mediação cultural e aos desafios linguísticos, estéticos e políticos envolvidos. São igualmente bem-vindos trabalhos que reflitam sobre a atuação de tradutoras, seus percursos, práticas profissionais e as dificuldades enfrentadas na circulação de obras de mulheres lusófonas em outros contextos linguísticos e culturais.Envie um resumo de até 150 palavras até 20 de março para Angela Rodríguez Mooney, Texas Woman’s University, amooney4@twu.edu. Inclua uma breve biografia, afiliação acadêmica e quaisquer requisitos audiovisuais necessários.
 
4) Produção cultural de mulheres lusófonas no ensino de PLE/PLA - Esta mesa-redonda convida professoras de PLE/PLA a partilharem atividades pedagógicas que trabalhem literatura, música, cinema e artes visuais de mulheres lusófonas. Envie um resumo de 150 palavras até 20 de março para Lígia Bezerra, Arizona State University, Ligia.Bezerra@asu.edu. Inclua também no seu resumo uma breve biografia, afiliação acadêmica e quaisquer requisitos audiovisuais necessários.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas