Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Congressos

1º Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva

Início: Fim: Países: Cabo Verde, Portugal

Educação

A educação de crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais é hoje uma realidade incontornável no mundo e em Cabo Verde. Neste sentido, para uma educação eficaz há necessidade de uma análise aprofundada da realidade e a definição clara de políticas adequadas baseadas nos princípios da filosofia da inclusão, tal como sublinhado na Declaração de Salamanca.
 
Assim, 'as crianças e os jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares que a elas se deve adequar, através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades' (UNESCO, 1994, p. 18). Este princípio alertou todas as sociedades para criarem condições de modo que todas as crianças e os jovens tenham as mesmas oportunidades de acesso, desenvolvimento académico, e consequentemente, uma futura inserção profissional que permita a participação plena na vida da sua comunidade.
 
Neste contexto de grande responsabilização de todos os atores implicados na construção de escolas e sociedades inclusivas, e de muitos desafios a serem vencidos, propomos a realização do Iº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) no sentido de:
 
1. Promover uma profunda e profícua troca de experiências e momentos de debate informativo e reflexivo entre investigadores, pais, representantes políticos, organizações não-governamentais e profissionais de educação da comunidade lusófona, de modo a melhorar a educação e os serviços para as crianças e os jovens com necessidades educativas especiais;
 
2. Melhorar a intervenção em contexto de diversidade em Cabo Verde com a disseminação dos resultados;
 
3. Fornecer pistas que auxiliem os decisores políticos cabo-verdianos na tomada de decisões que promovam a inclusão das crianças e dos jovens com NEE.
 
Pretendemos que o debate centre nos seguintes eixos temáticos:
 
1. Políticas de educação inclusiva;
2. Práticas inclusivas;
3. Necessidades educativas especiais;
4. TIC e inclusão;
5. Desporto e inclusão;
6. Mundo laboral e inclusão;
7. Formação de profissionais para a educação inclusiva;
8. Intervenção precoce
 
1º Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva: Desafiando os caminhos da educação inclusiva em Cabo Verde.
Universidade de Cabo Verde
Praia, Campus de Palmarejo
Data de início: 2014-12-04
Data de fim: 2014-12-05
Data limite de inscrição/candidatura: 2014-12-05
 
Mais informações e inscrições aqui.
 
CIED|UMinho

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas