VI Conferência Internacional Visiones de lo Fantástico: “Fantástico e Humor”
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
VI Conferência Internacional Visiones de lo Fantástico
“Fantástico e Humor”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
26, 27 e 28 de junho de 2024
O humor e o fantástico não parecem combinar bem, a julgar pelos efeitos (aparentemente) opostos que provocam no leitor: o medo e o riso, o mal-estar e a diversão. No entanto, é evidente que o fantástico e o humor partilham um objetivo comum, manifestado de formas diferentes: o questionamento da ordem do real e dos mecanismos que o explicam/constroem. Como adverte Anna Boccuti, "o mal-estar e o riso representam dois efeitos especulares, resultado de uma mesma estratégia textual que visa desorientar o leitor, fazê-lo duvidar das suas convicções sobre o mundo conhecido, mostrando o seu lado mais sombrio, iluminando as suas facetas mais ridículas".
A hibridação entre o fantástico e o humor está cada vez mais presente na narrativa, no cinema e na banda desenhada atuais, através da utilização da ironia e da paródia como recursos que potenciam o efeito de distorção da história, sem que isso implique - e isso é essencial - que os fenómenos narrados/representados percam a sua condição de impossibilidade. Ao mesmo tempo, esta hibridação permite também aos criadores explorar novas formas de expressão, novas formas de proceder a uma (sempre) necessária atualização dos motivos e convenções que definem o fantástico.
O objetivo central desta conferência é explorar as ligações entre o fantástico e o humor, propondo estudos sobre as várias formas e sentidos em que tais ligações se manifestam na ficção e na arte.
- Fantástico e grotesco
- O fantástico e o humor negro
- O fantástico e o humor como meio de subversão ideológica
- O humor, o fantástico e a crítica social
- O humor e o monstro fantástico: o reinvestimento paródico
- O humor e a reatualização dos motivos fantásticos
- A "comédia fantástica”
Xaquín Núñez Sabarís (Universidade do Minho)
David Roas (Universidad Autónoma de Barcelona)
Secretaria académica
Teresa Ángeles Galiano (Universidade do Minho)
Alessandra Massoni Campillo (Universidad Autónoma de Barcelona)


