Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Publicações

Teoria Social e Sociologia Existencial | Chamada para artigos da revista Civitas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Filosofia, Sociologia

A Civitas. revista de Ciências Sociais, (Qualis A1, e-ISSN: 1984-7289), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), recebe artigos para seu próximo dossiê temático que terá como foco "Teoria Social e Sociologia Existencial". Os investigadores interessados têm até 31 de agosto de 2020 para enviar seus artigos. Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Teoria Social e Sociologia Existencial - Civitas 1, 2021

O dossiê pretende tratar de dimensões por vezes pouco discutidas das obras dos diversos sociólogos (clássicos e contemporâneos), explorando a conexão entre seus retratos do mundo social, de um lado, e as caracterizações “existenciais”, implícitas ou explícitas, do ser humano, de outro. Desta maneira, pretende-se explorar as contribuições a essa família de perspectivas que vislumbram um vínculo entre a contingência da ordem social e o impulso existencial humano por segurança ontológica. É nessa chave que objetivamos abrir o presente dossiê para as reflexões capazes de tratar tanto de um “existencialismo sociológico” (Peters, 2013) quanto de uma sociologia existencial (Johnson e Douglas, 1977).

Essa perspectiva, que articula sociologia e existência – e existência e sociologia –, ambiciona abranger temas como os vínculos psíquicos entre os indivíduos e suas identidades sociais ou os “subuniversos”, experiências que margeiam a “realidade suprema” (Schutz, 1967) da vida cotidiana, as apropriações críticas e reformulações sociológicas que autores como Peter Berger ou Pierre Bourdieu de Meditações Pascalianas fizeram de motivos filosóficos “existenciais” ou “existencialistas”.

Organizadores: Gabriel Peters (UFPE), Myriam Rabelo (UFBA), Diogo Silva Corrêa (UVV)

Mais informações na página da revista Civitas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas