Terça-feira, 09 de Março de 2021
Publicações

Sociologias Plurais | Chamada de artigos para Dossiê "Mário Pedrosa, 120 Anos"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Sociologia

Sociologias Plurais
Chamada de artigos
 
Dossiê Mário Pedrosa, 120 Anos
Prazo: 25 de abril | 25 de agosto
Organizadores: Josnei Di Carlo (UFSC) | Rodrigo Czajka (UFPR)
 

Nós, da revista Sociologias Plurais (PGSocio/UFPR), anunciamos, com muito alegria, que entre 25 de abril e 25 de agosto deste ano acolheremos trabalhos sobre Mário Pedrosa (1900-1981), a fim de compor um dossiê comemorativo a seus 120 anos de nascimento.

Pedrosa é um dos poucos intelectuais brasileiros cuja trajetória lança luz sobre as artes e a política no Brasil. Entre os anos 1920 e 1930, militou no Partido Comunista do Brasil (PCB) e, após tomar conhecimento das perseguições de Stálin, na Oposição de Esquerda. No período, publicou seus primeiros textos sobre artes visuais, mas só a partir de 1947 escreveria regularmente sobre o tema, ao criar a coluna de artes do Correio da Manhã.
 
Com a derrubada do Estado Novo, voltou ao Brasil e passou a militar pela renovação das artes e da política: de um lado, defendendo o abstracionismo; de outro, o socialismo democrático. Assim, suas ideias desembocaram no mundo das artes – com o surgimento do Grupo Frente e do neoconcretismo, especialmente – e na arena política – com a fundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), particularmente.
 
Nem mesmo no outono da vida suas lutas arrefeceram. Foi o primeiro a assinar o manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), lançado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo – gesto simbólico que reconhecia não só sua importância para a história do socialismo no Brasil quanto o fato de ter sido um dos primeiros intelectuais a defender publicamente a criação do PT. No mesmo ano, como entusiasta da experiência de terapêutica ocupacional de Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Nacional, instalado no  bairro Engenho de Dentro do Rio de Janeiro, coordenou a edição do catálogo do Museu de Imagens do Inconsciente.

Assim, em homenagem aos 120 anos de nascimento de Pedrosa a serem completados em 25 de abril, 2020 é um ano oportuno para revisitar sua trajetória, suas ideias e suas obras. Nós, da revista Sociologias Plurais, portanto, convidamos a todos e todas a nos enviarem seus trabalhos autorais para compor o dossiê Mário Pedrosa, 120 Anos.

 
Submissões online/Diretrizes para autores

Chamada completa em PDF, com arte

Chamada resumida no Facebook

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas