Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Publicações

Sociabilidades programadas e agências digitais: sujeitos, coletivos e instituições

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Jornalismo

Revista Observatório está recebendo artigos para o dossiê temático a seguir até 14.06.2020

Dossiê: Sociabilidades programadas e agências digitais: sujeitos, coletivos e instituições

Editores convidados:

  • Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino – OPAJE/UFT e Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória – Info/UFT)
  • Ma. Ana Carolina Costa dos Anjos (Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo - Opaje/UFT e ao Ensino e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFSCar).
  • Ma. Milena de Lima e Silva (Social activities, gender, markets and mobilities from below Latin America - SAGEMM/USP/UFSCar e Latin American Centre - LAC/Oxford)

O Dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que discutam os usos da e na internet por sujeitos, coletivos e instituições a fim de pensar as relações mediadas por tecnologias tecno-comunicacionais digitais (que se dão em um contínuo on-offline), as articulações de marcadores sociais da diferença (como gênero, raça, orientação sexual, geolocalização e poder, etc.) e mobilização política em mídias e plataformas digitais e os processos de criação e difusão de conhecimento em um momento de Web Semantic (human-machine-co-operators). De modo que, em diálogos interdisciplinares, distintas abordagens apresentem perspectivas sobre as agências e as sociabilidades digitais, as sociabilidades programadas, bem como, criação e divulgação de conteúdo científico na era dos algoritmos. Ademais, contamos com contribuições de estudos que reflitam sobre o impacto da digitalização da sociedade nos processos de descentramentos e constituição de subjetividades.

Os artigos aceitos para publicação deverão estar em inglês e português.

Mais informações no site da Revista Observatório.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas