Segunda-feira, 03 de Agosto de 2026
Publicações

Sinais de Cena abre chamada de artigos sobre fotografia e artes performativas

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Fotografia, Teatro

A revista Sinais de Cena lançou a chamada de artigos para o número 6 da sua terceira série, dedicado ao dossiê temático "Fotografia e Artes Performativas: O Arquivo, o Corpo e o Medium", com coordenação de Filipe Figueiredo e Cosimo Chiarelli. A proposta parte da tensão entre a dimensão efémera do acto performativo e a fixidez da imagem fotográfica, um paradoxo que tem gerado um campo de experimentação vasto entre a história da fotografia, a cultura visual e os estudos de teatro e performance.

O dossiê dá continuidade ao debate iniciado na Conferência Internacional PERPHOTO, realizada em Lisboa em 2022, e convida académicos e artistas a submeter propostas que reflitam sobre a fotografia de palco, a fotografia no palco e a fotografia performativa, em questões teóricas e práticas.

Entre as linhas de reflexão sugeridas, contam-se o modo como o encontro entre fotografia e performance reconfigura as relações entre documento e ficção, memória e arquivo, presença e ausência, corporeidade e imaterialidade, bem como as suas ligações a outros lens-based media.

Os artigos devem ser submetidos até 15 de setembro de 2026 para o endereço sinaisdecena@gmail.com, de acordo com as normas de submissão disponíveis no site da revista.

Mais informações: https://revistas.rcaap.pt/sdc/chamada-artigos-fotografia.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas