Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

São Paulo: lançamento do livro: "Um mundo sobre papel"

Início: Fim: Países: Brasil

Lançamentos, Livros

A EDUSP, a Editora UFMG e a Univesp TV convidam para o lançamento do livro Um mundo sobre papel: livros, gravuras e impressos flamengos nos impérios português e espanhol (séculos XVI-XVIII), a realizar-se na quarta-feira, 12 de novembro, a partir das 17h, na livraria João Alexandre Barbosa.
 
A tipografia contribuiu significativamente para a expansão europeia e para a globalização do mundo na Idade Moderna. Os livros e as gravuras divulgaram as civilizações do Novo Mundo na Europa e, ao mesmo tempo, o livro impresso era o instrumento por excelência para a transferência da cultura para os territórios de ultramar. Boa parte da informação sobre os novos continentes que circulava na Europa do século XVI foi impressa em Flandres, sobretudo em Antuérpia, o principal centro tipográfico da época. Por outro lado, as prensas flamengas forneceram os livros que sustentaram os processos de evangelização das colônias e de consolidação dos impérios português e espanhol.
 
Este livro explora esse enorme intercâmbio, focando a exportação para os continentes americano e asiático do conhecimento e da produção tipográfica flamenga, com destaque para a Oficina Plantiniana, cuja importância se revela não apenas pela quantidade de obras editadas, mas também pela diversidade e excelência de sua produção, a qual incluía livros, missais, catecismos, partituras musicais, mapas, decretos, panfletos e estampas. Fundada em 1555, a Casa de Edição Plantin-Moretus obteve, no decênio de 1570, o monopólio de impressão e venda de obras litúrgicas da Espanha e em suas colônias, e, por isso, exportou milhares de obras religiosas para o mercado ibero-americano. A presença da Oficina Plantiniana estendeu-se, inclusive, ao Brasil, uma vez que, na União Ibérica (1580-1640), o privilégio do monopólio compreendeu Portugal e suas colônias.
 
Em 2009, foi organizada pelo Museu Plantin-Moretus, localizado em Antuérpia, a exposição No Rastro de Colombo. Livros e Estampas de Antuérpia no Mundo Inteiro. Este livro é resultado da exposição, acrescido de três novos estudos dedicados ao papel dos órgãos de censura, à história natural e às artes plásticas. Os textos foram rearranjados em quatro partes, a saber: Tipografias & as Artes da Gravação nos Séculos XVI e XVIII; Comercialização & Circulação dos Livros; Colecionismo & Conhecimento; e Recepção & Apropriação Cultural.
 
Quarta, 12/11/2014 - 17:00 - 19:00
Livraria João Alexandre Barbosa
Av. Prof. Luciano Gualberto, 78
Cidade Universitária, São Paulo
(entrada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin)
 
Comunicação FFLCH

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas