Domingo, 25 de Outubro de 2020
Publicações

Riec organiza o Dossiê Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas ressonâncias na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Paraguai

Chamada para artigos, Ciência, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Economia, Estudos Latino-Americanos, Política, Psicologia

A Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências (RIEC), da Universidade Federal do Ceará, seleciona artigos para seu próximo dossiê que terá como tema "Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas ressonâncias na América Latina". Os investigadores interessados podem enviar manuscritos até 31 de agosto.

Diante da pandemia de COVID-19 e de uma configuração social pautada no distanciamento social, o mundo tem acompanhado uma corrida de produção científica de diversos estudos nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial nas ciências biológicas, biomédicas e farmacológicas e epidemiológicas. Essas pesquisas têm sido noticiadas cotidianamente nos canais de mídias de massa e redes sociais. Para Sposati (2020), a pandemia tem se encarregado de maximizar os processos de desigualdade em territórios mais vulneráveis e desassistidos de políticas públicas notadamente em populações atravessadas pelos estigmas e opressões de marcadores étnico-raciais, classe, gênero, território, escolaridade, e dentre outros.

Conforme Boaventura dos Santos (2020), o hemisfério sul é o mais atingido pelas mazelas que são recrudescidas pela quarentena, sendo este território não apenas delimitado pelo espaço geográfico, mas pela marca de uma produção histórica de segregação e dimensão político-social de distribuição desigual e de inequidade das condições de vida. Portanto, faz-se necessário difundir o conhecimento que vem questionando, analisando e especulando os possíveis efeitos da pandemia nos mais diversos cenários de estudo e área do conhecimento científico no território da América Latina. Com isso, através do Dossiê: Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas ressonâncias na América Latina visamos publicar discussões que visem fomentar debates reflexivos sobre os efeitos sociais, culturais, políticos, econômicos, psicológicos, e de difusão do conhecimento científico da Covid-19 no Brasil e na América Latina.

O Dossiê Especial “Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas ressonâncias na América Latina” tem publicação prevista para Outubro de 2020. O processo de avaliação do manuscrito é cega por pares, que preserva a identidade dos autores e consultores. Os limites de páginas abaixo discriminados incluem todos os elementos do manuscrito (títulos, resumo, abstract, resumen, texto, tabelas, quadros, figuras, referências bibliográficas, notas e apêndices): 20 páginas para artigos (estudos empíricos, estudos teóricos e revisões críticas da literatura).

Organizadores
Profa. Dra. Luciana Lobo Miranda (UFC, Brasil)
Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima (UFC, Brasil)
Me. Tadeu Lucas de Lavor Filho (UFC, Brasil)
Prof. Me. Antoniel dos Santos Gomes Filho (UniVS, Brasil)

Os manuscritos devem ser enviados via internet. Mais informações no website da Revista RIEC.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas