Revue d'Histoire Contemporaine de l'Afrique abre chamada sobre as independências de Angola e Moçambique
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Suíça
A Revue d'Histoire Contemporaine de l'Afrique (RHCA) abre uma chamada de contribuições para um número temático dedicado às independências de Angola e de Moçambique, cinquenta anos após a sua proclamação em 1975. As propostas de artigo (resumos) podem ser submetidas até 30 de junho de 2026.
O dossiê propõe revisitar estes processos de independência inscrevendo-os nas dinâmicas regionais da África Austral, com uma leitura ancorada nos contextos locais que não seja dominada pela relação entre metrópole e colónias. Antigas colónias portuguesas, os dois territórios viram emergir movimentos de independência a partir dos anos 1950, conduzidos pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que alcançaram a independência dos respetivos países em 1975. Cinquenta anos depois, a questão da independência surge como terreno de disputa memorial e política, reivindicada por múltiplos atores.
As contribuições podem inscrever-se num de três eixos: as independências à escala local, regional e mundial; as ruturas e continuidades face ao período colonial; e os usos contemporâneos dos discursos sobre a independência, incluindo as memórias cruzadas e as questões de género. Os trabalhos podem incidir sobre Angola ou Moçambique ou assumir uma dimensão comparativa.
As propostas, com um máximo de 500 palavras, podem ser enviadas em francês, português ou inglês para o endereço cinquentenairedesindependances@gmail.com. A notificação às autoras e aos autores está prevista para 15 de julho de 2026.
Mais informações: https://oap.unige.ch/journals/rhca/announcement/view/60.


