Revista Travessias Interativas: chamada Vol. 15, n. 34: Poéticas Pós-humanistas
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada de artigos da revista Travessias Interativas
Vol. 15, n. 34: Poéticas Pós-humanistas: Representações do Pós-Humano na Literatura e nas Artes
Coordenação: Ricardo Gil Soeiro (Universidade de Lisboa, Portugal) e Catarina Apolinário de Almeida (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
Descrição do Dossier Temático:
O presente Dossier Temático visa compulsar a vitalidade do paradigma do pós-humanismo crítico que, promovendo um descentramento do humano e uma reavaliação crítica do humanismo, procura desmantelar a primazia do excepcionalismo humano. Através da consideração dos principais vectores epistemológicos propiciados pela reflexão pós-humanista, convocamos contribuições que examinem posicionamentos pós-antropocêntricos numa panóplia de discursos: na literatura, na filosofia, no cinema, no teatro, na banda desenhada e nas artes plásticas. À luz das prementes problemáticas tecnológicas, ecológicas, políticas e sociais, o questionamento pós-humanista visa desafiar o acento normativo do enquadramento especista, dominante no Antropoceno. Um pensamento fundamentalmente baseado em binarismos e fronteiras estanques dá lugar, assim, a um pensamento nómada em que a cesura cede lugar a membranas vibráteis, em que à cristalização se sucede a porosidade, em que a diferença suplanta a essência. Apelamos, pois, a contribuições que se socorram de uma abordagem mais relacional/iterativa/transitiva, em que a conexão sujeito-objeto se perspectiva como emergência de um processo co-constitutivo. Aceitar-se-ão reflexões que explorem tal paradigma relacional (propiciado pelo pós-humanismo crítico) em profícuo diálogo com um conjunto de teóricos pós-humanistas: de Rosi Braidotti a Donna Haraway, de Bruno Latour a Stefan Herbrechter, de Francesca Ferrando a Manuela Rossini, passando ainda por autores como Cary Wolfe, Chiara Mengozzi ou Simona Micali (embora possamos acolher propostas que se ancorem na obra de outros autores seminais que, de algum modo, estabeleçam diálogo com o campo epistemológico dos Estudos Pós-Humanistas).
Possíveis tópicos incluem:
-
Pós-Humanismo Crítico e Pós-Humanidades;
-
A Viragem Pós-Humana e as Pós-Humanidades;
-
Perspectivas teóricas pós-antropocêntricas;
-
Ecocrítica e Zoopoética;
-
Imaginação Pós-Humanista (artes, literatura, banda desenhada, cinema, teatro);
-
Limites e fronteiras do humano;
-
Corpos em transição: entre o humano e o pós-humano;
-
Horizontes do pós-humano: futuros (des)construídos.
Cronograma:
-
Previsão de Publicação: Agosto de 2025.
-
Abertura da chamada para artigos: 18 de janeiro de 2025.
-
Início de submissão: 18 de fevereiro de 2025-17 de maio de 2025.
-
Comunicação do resultado da arbitragem científica: 17 de julho de 2025.
-
Entrega, por parte dos autores (cuja proposta foi aceite), dos artigos revistos de acordo com as arbitragens: 5 de agosto de 2025.


