Terça-feira, 18 de Maio de 2021
Publicações

Revista Téssera - Chamada de Artigos | Dossiê "Imaginários do(s) deslocamento(s) na contemporaneidade"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Dossiê Imaginários do(s) deslocamento(s) na contemporaneidade: representações dos sujeitos em trânsito

Organizadores: Daniele Zaratin (UPM)

Rodrigo Faqueri (IFSP)

O tema dos deslocamentos tem sido um dos eixos narrativos fundamentais das produções literárias ao longo dos tempos. Ao pensar sobre as formas de deslocamento, Edward Said, em seu Reflexões sobre o exílio e outros ensaios (2000), propõe algumas distinções. Segundo ele, há os sujeitos exilados, refugiados, expatriados e emigrados. Os primeiros se relacionam ao desenraizamento forçado, o que provoca no banido, quase sempre, o sentimento de infelicidade; já os segundos “são uma criação do Estado do século XX” e trazem uma imagem de pessoas sem rumo, necessitadas da “ajuda internacional urgente”, afirma Said; expatriados e emigrados compartilham semelhanças e se relacionam, ainda de acordo com o teórico, aos sujeitos que partem voluntariamente para outros países, seja por motivações sociais e-ou econômicas.

Nas últimas décadas, pode-se observar uma multiplicidade de obras ficcionais cujos enredos trazem uma pluralidade de formas de deslocamentos a partir de trajetórias de personagens que, ao entrar em contato com a alteridade, seja em contextos eufóricos e-ou disfóricos, ressignificam, por meio de um deslocamento simbólico, a sua própria concepção de identidade(s).

Levando em consideração essas questões e tendo em vista os estudos de E. Said, S. Hall, N. García Canclini, M. Augé, bem como de E. Cassirer, T. Todorov e Z. Bernd, entre outros, este dossiê da Revista Téssera busca reunir textos que tratem das múltiplas representações de deslocamentos em obras literárias contemporâneas, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

Recebimento de trabalhos: 30 de abril de 2021

Publicação: 30 de junho de 2021

Maiores informações: http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/announcement/view/229

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas