Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
Publicações

Revista Simbiótica abre chamada para o dossiê temático "Movimentos Sociais e Direitos LGBTQIA+ Possibilidades e disputas"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Género

A Revista Simbiótica está lançando uma nova chamada para publicação:

Dossiê Temático: Movimentos Sociais e Direitos LGBTQIA+: Possibilidades e disputas

Edição v. 10, n. 2 (Maio-Agosto/2023)

SUBMISSÃO: janeiro de 2023

PUBLICAÇÃO: agosto de 2023

Organizadores:

Prof. Dra. Olívia Cristina Perez – Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença.

Prof. Dr. Thiago Coacci – Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do podcast Larvas Incendiadas.

Prof. Doutorando Libni Milhomem Sousa – Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Grupo de Pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença.

Informações: A chamada completa em Português, Inglês e Espanhol, pode ser acessada através do link abaixo.

Link da chamada completa: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/dossies

 

Ementa

O presente dossiê busca reunir trabalhos sobre os movimentos sociais LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexos, assexuais e outras possibilidades de gêneros e sexualidades dissidentes). A proposta justifica-se pelo fato de que nas últimas décadas presenciamos a emergência e a expansão dos direitos e das políticas LGBTQIA+. Para entender o fenômeno, pretendemos reunir trabalhos que versem sobre: i) a expansão das organizações de movimentos sociais LGBTQIA+ e as estratégias desenvolvidas para interagir com a política institucional e não institucional; ii) a influência das gestões públicas, a partir da criação de interfaces socioestatais e de instituições participativas; iii) o protagonismo judicial, em especial das cortes superiores, em decisões contramajoritárias de direitos fundamentais; iv) a influência de arenas, atores e ideias inter/transnacionais no processo doméstico de disputa por direitos e políticas LGBTQIA+. Por fim, frente à ascensão da agenda conservadora, também acolheremos trabalhos sobre atores, estratégias e decisões que tenham como alvo as políticas e os direitos LGBTQIA+. Serão bem-vindas as contribuições que analisem o âmbito nacional ou internacional, assim como recortes históricos ou contemporâneos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas