Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

Revista Seda: Literaturas e Diferentes Meios

Início: Fim: Países: Brasil

Ciências Humanas, Chamada para artigos

A Revista Seda - Revista de Letras da Rural-RJ, está com chamadas abertas, até 7 de fevereiro de 2015, para submissão de artigos no seu nº 1: Literaturas e Diferentes Meios, dossiê organizado por Eduardo da Cruz (UFRRJ) e Elisa Abrantes (UFRRJ).
 
Este número deseja reunir ensaios que enfoquem diversos diálogos entre o universo literário e outras produções artísticas, como o cinema, teatro, música, artes plásticas, histórias em quadrinhos, videogames etc., além de abordagens sobre as teorias de adaptação, pensando a relação entre leitura e produção artísticas. Nesse contexto, consideram-se interessantes as reflexões sobre a utilização de processos comuns a outros suportes artísticos na tessitura do texto literário, explorando a interlocução e as fronteiras entre a obra literária e outras artes, além da apropriação, pela literatura, de temas, imagens e linguagens próprios de outros campos da arte. Ao mesmo tempo, pretende-se refletir sobre a vertente oposta deste diálogo, discutindo procedimentos e práticas de adaptação de obras literárias para os mais diversos meios em processos que envolvam citações, dialogismo e intertextualidade entre produções.
 
Prazo para envio de originais: 7 de fevereiro de 2015.
 
Confira as normas para submissão:
http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=SEDA&page=about&op=submissions#onlineSubmissions
 
SEDA é a Revista dos cursos da área de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (campus de Seropédica), com publicação quadrimestral, nascida no segundo semestre de 2014, fruto dos anseios pela pesquisa acadêmica e divulgação na área dos Estudos Linguísticos e Literários, assim como no Ensino de Línguas e Literaturas. Intenciona-se colocar ao alcance do leitor algumas das variadas reflexões que na atualidade se fazem a respeito das questões associadas à área de Letras, revalorizar os trabalhos acadêmicos e, assim, revisitar velhas teorias e apresentar novas perspectivas de análise sobre a Língua e as Literaturas em questão.
 
A seda, fibra proteica utilizada para produzir tecidos leves, brilhantes e macios, obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda, está na origem do nome do atual município Seropédica, onde está localizada a UFRuralRJ. Nessa região havia, desde meados do século XIX, uma companhia seropédica, palavra que significa "local de produção de seda". Tomamos, portanto, emprestado o nome desse fio que está ligado ao topônimo de nosso campus para título do periódico que pretende discutir e divulgar muitos outros tecidos textuais.
 
Rodrigo Mesquita: safira sedas fase 4; CC BY 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas