Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018
Publicações

Revista PSIAX: Chamada para contribuições

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquitetura, Arte, Chamada para artigos

Chamada para contribuições

PSIAX

Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem

2ª série, nº 3 

 

O próximo número da revista PSIAX articula-se em torno da questão: “Visibilidade do Desenho”.

Trata-se de trazer para a discussão esse momento em que os desenhos se mostram e se distanciam do seu autor, quebrando uma ligação de privacidade, abrindo-se a outros olhares.

Pretende-se com este número da revista refletir sobre as modalidades e estratégias de visualização, de exposição, de divulgação pública, de colocação em “palco” das imagens gráficas, desde as questões “curatoriais", a sua problematização, até aos projectos individuais, passando pelos diversos modos da sua encenação expositiva.

Pretendem-se assim artigos, ensaios, textos críticos de exposições, textos de catálogo, textos contextualizadores, textos de divulgação e análise, acompanhando as imagens que lhes servem como ponto de partida.

 

As contribuições devem ser enviadas para psiaxmag@gmail.com até ao dia 21 de abril, em qualquer uma das seguintes línguas: Português, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano. A acompanhar o texto integral deverá haver um resumo com um máximo de 500 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 40 a 60 palavras. Até 5 de maio os candidatos serão informados se a proposta foi aceite. Os contributos devem possuir um número de caracteres, incluindo espaços, entre os 11000 e os 21000. Os artigos aceites serão revistos pela comissão editorial. A comissão reserva-se no direito de não publicar artigos que não sigam as recomendações de revisão.

Os contributos em texto deverão ser enviados num único ficheiro word, com o texto em Times New Roman, corpo 12 e entrelinhamento 1,5, justificado. Notas de roda pé e referências deverão ser formatadas em corpo 10, entrelinhamento simples, segundo o estilo APA. As referências devem estar integradas no texto. 

As citações até 3 linhas devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências. As citações com mais de 3 linhas, devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, recuo de 4 cm da margem esquerda;

As imagens, em formato .jpg ou .tiff, com um mínimo de 7,5 x 10 cm, 300 dpi, devem estar identificadas no corpo de texto e no ficheiro, acompanhadas de ficha técnica e referenciadas. Cada contribuição terá um limite máximo de 12 imagens.

 

A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta das Faculdades de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ads e Lab2PT.

ISSN 1647-8045

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas