Sábado, 27 de Novembro de 2021
Publicações

Revista Pluralistas - Universidade Santo Amaro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura Infantil e Juvenil

A revista Pluralistas, periódico semestral do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES do Programa de Mestrado em Ciências Humanas, da Universidade Santo Amaro, São Paulo, Brasil, torna pública a chamada para o dossiê “Materialidade construindo narrativas: design gráfico transgressor nos livros-objetos para a  infância” que tem como editora convidada Tatiana Fontoura Rivoire, mestranda em Ciências Humanas da UNISA, São Paulo. Tati Rivoire tem especialização em Edição e Editoração de Livros pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, é designer e autora de livros infantis e editora de arte da editora DagoiaLivros.

O dossiê pretende reunir artigos de pesquisadores que investiguem o livro para a infância a partir da sua materialidade, isto é, como resultante do desenvolvimento das áreas do design de produto e gráfico, aliado ao design editorial. A característica transgressora dos livros-objeto convida à interação e a participação do leitor em vários níveis de leitura, atravessando os sentidos e provocando emoções, ampliando os horizontes de uma narrativa para além do significado das palavras. O livro, enquanto objeto, é fruto da experiementação, da interdisciplinaridade, da ampliação e conjunção de conhecimentos. Um livro pode nos levar às outras formas de arte e principalmente nos leva a compreender a vida. Torna-se parte dela. Num mundo em metamorfose e dominado pela tecnologia, trabalhar com a materialidade é um grande desafio para os artistas do livro, que desenvolvem verdadeiras engenhocas literárias de forma independente e experimental, trilhando, muitas vezes, caminhos paralelos ao mercado editorial tradicional. O diálogo entre pesquisadores desse dossiê nos insere nesse universo onde a criatividade, ousadia e ludicidade são as leis que regem um mundo de fantasia feito de papel.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 21 de setembro de 2021, pelo site da revista, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenha e Resumos de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (Especialização). O dossiê será publicado em dezembro de 2021. Serão aceitos artigos de graduandos, graduados, profissionais inscritos em cursos de especialização ou especialistas, bem como mestrandos de programas nacionais e internacionais. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas