Revista Pluralistas seleciona trabalhos para dossiê "Estudos de Gêneros e Sexualidades: estigmas, marginalidades e preconceitos"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Atualmente, os debates em torno das questões de gêneros e sexualidades se fazem extremamente atuais e persistentes. Porém, apesar da popularidade da temática e toda informação disponível, é notória a permanência do preconceito e tabus que acabam por refletir na marginalidade de pessoas que não seguem o padrão dito ‘normal’ em nossa sociedade. Seguem-se, neste sentido, as lésbicas, gays, transexuais, bissexuais, transgêneros etc. A palavra estigma refere-se às feridas e marcas que deixam cicatrizes. Na Grécia Antiga, a palavra foi designada às marcas feitas em escravos, prisioneiros e outras pessoas que não se enquadravam no padrão social, pessoas que deveriam, portanto, ser separadas. As marcas serviam para distinguir os ‘anormais’ e excluídos da sociedade, que, marcados com ferro quente, ficavam com cicatrizes por toda sua vida e, com isto, reconhecidos por seus atos ‘não honrosos’. Sendo assim, o conceito aplica-se na temática proposta por este dossiê visando que o preconceito contra os indivíduos, seja por suas orientações sexuais ou identidades de gênero, deixaram marcas e refletem na exclusão e marginalidade dos mesmos.
Partindo das questões que integram este tema, a Revistas Pluralistas promoverá, em sua 4ª edição, o dossiê temático Estudos de Gêneros e Sexualidades: estigmas, marginalidade e preconceitos, que buscará colaborar com os debates em torno das questões que abrangem as identidades de gênero e sexualidades, pensando nos preconceitos e estigmas sociais e médicos, que são consequências de uma sociedade ainda muito conservadora e tradicionalista. Celebrando os 50 anos da revolta de Stonewall, que cravou o pontapé inicial da luta pelos direitos LGBTQIA+, os anos de debates e lutas que culminaram na recente criminalização da homofobia pelo STF e que, dessa forma, demonstram que a nossa sociedade está mudando. Este dossiê é pertinente para pesquisadores da História, Sociologia, Geografia, Psicologia, Assistência Social, Pedagogia, entre outras áreas das Ciências Humanas, que abordam em suas pesquisas as diversas questões em torno dos estudos de gêneros e sexualidades, bem como os desafios que os indivíduos inseridos neste contexto enfrentam diariamente.
Organizadores:
Thayná Alves Rocha (Universidade Santo Amaro - UNISA)
Alexander Willian Eugênio de Souza (Universidade Santo Amaro - UNISA)
Daniel Ferreira Santos Sobrinho (Universidade Santo Amaro - UNISA)
Paula de Carvalho Viana (Universidade Santo Amaro - UNISA)
Raquel Felício (Universidade Santo Amaro - UNISA)
Envio até dia 10/02/2020.
Serão aceitos resumos dos artigos em inglês e espanhol.
A Revista Pluralistas é um periódico semestral do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento - CISGES/UNISA/CNPq, desenvolvida com o intuito de publicar e divulgar pesquisas de graduandos e graduados dos cursos das diversas áreas das Ciências Humanas, sob forma de artigos, resumos expandidos e resenhas inéditas.
Para mais informações, acesse: https://cisges.com/revista-pluralistas/



