Quarta-feira, 26 de Agosto de 2026
Publicações

Revista Perspectiva em Diálogo abre chamada sobre Norbert Elias e a educação

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Educação

A revista Perspectiva em Diálogo, Revista de Educação e Sociedade (PDRES), lançou a chamada de artigos para o dossiê temático "Norbert Elias e as Pesquisas no/do Campo Educativo", a integrar o volume 14, número 40, previsto para julho a setembro de 2027.

O dossiê parte da obra de Norbert Elias, sociólogo alemão nascido em Breslau em 1897 e falecido em Amesterdão em 1990, que viveu como "outsider completo", fugindo de duas guerras mundiais e dos horrores nazistas, e cujo reconhecimento académico foi tardio. Estudioso das relações entre indivíduo e sociedade, Elias construiu conceitos como figuração, interdependência e poder, hoje considerados referência em diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais.

A chamada propõe-se como espaço de socialização de pesquisas que, a partir do referencial teórico eliasiano, investiguem o campo educativo, abrangendo a Educação Básica, nas suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e a Educação Superior. Convidam-se pesquisadores, docentes e profissionais da área a submeter artigos e relatos de experiência sobre diferentes contextos educativos, em diálogo com as perspectivas presentes na obra de Norbert Elias.

O prazo para submissão de artigos termina em 28 de fevereiro de 2027.

Mais informações: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/announcement/view/497.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas