Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Publicações

Revista Palíndromo (CEART) - Chamada para dossiê "Repensar o Sublime"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Artes visuais, Chamada para artigos

Revista Palíndromo (ISSN: 2175-2346)

Chamada para dossiê Repensar o Sublime

Organização: Alexandre Ragazzi (PPGHA/Uerj) e Maya Suemi Lemos (PPGHA/Uerj)

Data limite para submissões: 10/12/2025

A Revista Palíndromo, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), convida pesquisadores nacionais e internacionais a repensar o conceito de sublime, seja através de suas manifestações no mundo contemporâneo.

Os organizadores do dossiê sugerem como possíveis linhas temáticas as seguintes:

  • Em que medida o sublime é ainda hoje uma categoria válida para o julgamento e para a experiência estética? Que deslocamentos sofreu? Quais as suas formas contemporâneas? Como se declinou no pensamento sobre a arte ao longo dos séculos?
  • O sublime ainda pode ser compreendido como uma reação à racionalidade e ao progresso científico, como uma espécie de nostalgia da natureza diante dos avanços tecnológicos?
  • Pode haver um sublime metropolitano, identificável nos grandes centros urbanos a partir da diferença de escala entre o indivíduo e os arranha-céus ou as multidões?
  • Para se repensar o conceito de sublime, que contribuições podem oferecer, por exemplo, tradições estéticas africanas, indígenas ou asiáticas?
  • É possível afirmar que o sublime natural se transformou em sublime tecnológico ou sublime científico? E essas novas categorias ainda preservam vínculos com a natureza?
  • Considerados os impactos das mudanças climáticas e de um iminente colapso ambiental, o sublime pode – ou mesmo deve – ser pensado não apenas como experiência estética, mas como experiência ética? Como substituir a contemplação que caracterizou o sublime no século XVIII por responsabilidade e ação? Como a arte atua nesse novo cenário?
  • O sublime pode ser entendido como sublime negativo ou sublime do desastre em resposta às catástrofes ambientais?
  • Como a noção de sublime pode ajudar a sensibilizar o espectador para a fragilidade da natureza e a urgência das questões ambientais sem se esvaziar no mero espetáculo?

As normas para submissão estão disponíveis no site da publicação.

Mais informação: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/announcement/view/551

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas