Quarta-feira, 19 de Agosto de 2026
Publicações

Revista Olho d'Água abre chamada sobre Alexandre Herculano e o romance histórico

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

A Revista Olho d'Água lançou a chamada de artigos para o dossiê temático "Alexandre Herculano, 150 Anos Depois: O Romance Histórico nas Literaturas de Língua Portuguesa e em Outras Literaturas", com publicação prevista para o primeiro semestre de 2027. A chamada é organizada por Eduardo Soczek Mendes, da UNESP, Campus de Araraquara, e Antonio Nery, da UFPR.

O dossiê assinala a efeméride dos 150 anos da morte de Alexandre Herculano, introdutor do romance histórico em Portugal e em língua portuguesa, através dos folhetins publicados no semanário O Panorama entre 1838 e 1845, posteriormente coligidos em Lendas e Narrativas. A chamada propõe-se refletir sobre o diálogo entre Literatura e História, em perspetiva única ou comparada, considerando também autores como Walter Scott, Alessandro Manzoni e Victor Hugo, que cultivaram o subgênero noutras línguas e culturas.

São acolhidos trabalhos sobre nove eixos, entre os quais o romance histórico no Portugal oitocentista, as continuações e ruturas com a obra de Herculano, as reconfigurações contemporâneas do gênero na metafição historiográfica, e as apropriações visuais, digitais e cinematográficas do romance histórico.

Para além do dossiê, a revista recebe, em fluxo contínuo, textos para a secção Vária, resenhas de livros publicados nos últimos cinco anos e entrevistas com nomes relevantes para a academia.

O prazo para submissão de artigos, resenhas e entrevistas relacionados com o dossiê termina em 30 de novembro de 2026.

Mais informações: https://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/Olhodagua/announcement/view/33.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas