Revista Música e Cultura abre chamada para dossiê temático "Sonoridades, memória e territorialidade"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Música e Cultura, uma publicação da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), convida para a sua primeira edição do ano 2026, o dossiê temático Sonoridades, memória e territorialidade: performances em movimento na América Latina e no Caribe, organizado em parceria com o Grupo de Estudos Música e Dança na América Latina e no Caribe (ICTMD-LATCAR).
O Dossiê propõe reunir artigos e ensaios que abordem práticas musicais e performáticas situadas em contextos latino-americanos e caribenhos, considerando suas relações com memória, territorialidade, transmissão de saberes e formas contemporâneas de criação e continuidade cultural.
Serão especialmente bem-vindas contribuições de pesquisadoras/es, artistas e autores/as que participaram dos simpósios do ICTMD-LATCAR realizados no Uruguai (2018), México (2020), Brasil e Chile (2022) e Cuba (2024), bem como trabalhos em interlocução com essas discussões. O próximo encontro do grupo está previsto para setembro de 2026, no Peru.
Editoras do Dossiê em parceria com a ICTMD – LATCAR:
- Katharina Döring (UNEB - Brasil)
- Magda Pucci (Mawaca - Brasil)
- Carmen Souto Anido (Casa das Américas - Cuba)
Prazo final para submissão de trabalhos: 15 de maio 2026
Confira a chamada integral no site da Revista: www.musicacultura.com.br


