Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Publicações

Revista Itinerários seleciona artigos para o dossiê “Sob o ponto de vista da floresta”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ambiente, Chamada para artigos, Literatura

Dossiê "Sob o ponto de vista da floresta"

Nesta nossa época de irrestrito triunfo tecno-digital e emergência climática, surgem legítimas e urgentes preocupações com a preservação da floresta, ameaçada por interesses vários. A tal ponto que um dos assuntos atualmente mais discutidos à escala planetária é precisamente a defesa do pulmão florestal da terra – a Amazónia. 

A floresta não se restringe, evidentemente, à componente puramente ambiental e biológica. Como nos mostra Richard Pogue Harrison em Forests: The Shadow of Civilization, a floresta tem, de igual modo, sido ao longo dos séculos o espaço-chave de um imaginário extraordinário. Agora, em pleno século XXI, dominado cada vez mais pela Razão tecnológica e cada vez menos por consensos morais, tudo indica que a floresta se converteu no lugar de todas as preocupações. Dir-se-ia o último ponto de abrigo capaz de nos salvaguardar de uma catástrofe com proporções cataclísmicas. A floresta, numa palavra, adquire cada vez mais o valor de santuário. Um santuário frágil e à mercê da expansão radical da crise ecológica.

Em suma, hoje, quando pesadas ameaças pairam sobre os espaços florestais, pondo em perigo os seus ecossistemas e os seus habitantes, sejam eles trabalhadores indígenas ou populações rurais, torna-se, mais do que nunca, necessário repensá-la sob pontos de vista múltiplos, inovadores e interdisciplinares. Assim, o número 51 da revista Itinerários, em sintonia com perspetivas ecocríticas, pretende acolher para publicação textos focados na temática florestal e, mais latamente, as relações entre literatura e ambiente.  

Organizadores do volume:
André Corrêa de Sá (Universidade da California, Santa Barbara-EUA)
Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (Universidade do Minho- Portugal)
Brunno V. G. Vieira (UNESP)

Envio de originais até: 28/02/2020

Aceitam-se artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano.

A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada — avaliada como Qualis A2 — , vinculada ao PPG em Estudos Literários da FCL-UNESP/Araraquara. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.

Mais informações no site da revista: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/index

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas