Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Publicações

Revista Internacional de Folkcomunicação lança chamada para dossiê sobre tradição nos estudos de (folk)comunicação e cultura

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Folkcomunicação

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) recebe, até o dia 20 de setembro, artigos para o dossiê temático “Tradição nos estudos de (folk)comunicação e cultura”. A organização do dossiê, que será publicado no segundo semestre de 2019, será realizada pelo professor Dr. Guilherme Moreira Fernandes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e pela professora Dra. Miriam Cristina Carlos Silva, da Universidade de Sorocaba (UNISO).

O presente dossiê busca trazer a problemática (empírica e conceitual) da tradição face aos fenômenos comunicacionais da contemporaneidade em suas múltiplas interfaces com as culturas. O dossiê recebe trabalhos que refletem, entre outros temas, as seguintes abordagens:

  1. A tradição como problema comunicacional;
  2. O existir e o reexistir na manutenção da tradição nas festas populares e seus derivados meios de midiatização;
  3. O folclore como tradição;
  4. A Folkcomunicação na interface dos estudos de tradição;
  5. Hibridismos, mediações, identidades e a tradição;
  6. A tradição em múltiplos cenários culturais (folkmídia, folkmarketing, folkturismo e folkcomunicação política);
  7. Esquecimento, lembrança e tradição;
  8. Rupturas com a tradição face à contemporaneidade.

Outros temas dentro da problemática central do dossiê igualmente serão pertinentes.

O principal intuito do dossiê é proporcionar o questionamento do conceito de tradição (bem como de sua aplicabilidade) e a busca de identidades perdidas, unificadas, ressignificadas e transformadas perante o cenário contemporâneo capitaneado pelos avanços das Ciências Sociais e Humanas e o desenvolvimento tecnológico da Comunicação.

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 20 de setembro, diretamente pelo sistema on-line da revista, no endereço https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 12 a 15 páginas, devem conter resumo entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto, em português, inglês e espanhol. A formatação dos trabalhos deve seguir as orientações apresentadas no template disponível no site da Revista, baseadas nas normas de formatação de trabalhos científicos (ABNT).

A RIF recebe também artigos gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. A revista possui periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas