Revista Internacional de Folkcomunicação lança chamada para dossiê sobre tradição nos estudos de (folk)comunicação e cultura
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) recebe, até o dia 20 de setembro, artigos para o dossiê temático “Tradição nos estudos de (folk)comunicação e cultura”. A organização do dossiê, que será publicado no segundo semestre de 2019, será realizada pelo professor Dr. Guilherme Moreira Fernandes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e pela professora Dra. Miriam Cristina Carlos Silva, da Universidade de Sorocaba (UNISO).
O presente dossiê busca trazer a problemática (empírica e conceitual) da tradição face aos fenômenos comunicacionais da contemporaneidade em suas múltiplas interfaces com as culturas. O dossiê recebe trabalhos que refletem, entre outros temas, as seguintes abordagens:
- A tradição como problema comunicacional;
- O existir e o reexistir na manutenção da tradição nas festas populares e seus derivados meios de midiatização;
- O folclore como tradição;
- A Folkcomunicação na interface dos estudos de tradição;
- Hibridismos, mediações, identidades e a tradição;
- A tradição em múltiplos cenários culturais (folkmídia, folkmarketing, folkturismo e folkcomunicação política);
- Esquecimento, lembrança e tradição;
- Rupturas com a tradição face à contemporaneidade.
Outros temas dentro da problemática central do dossiê igualmente serão pertinentes.
O principal intuito do dossiê é proporcionar o questionamento do conceito de tradição (bem como de sua aplicabilidade) e a busca de identidades perdidas, unificadas, ressignificadas e transformadas perante o cenário contemporâneo capitaneado pelos avanços das Ciências Sociais e Humanas e o desenvolvimento tecnológico da Comunicação.
Submissões
Os artigos podem ser submetidos até o dia 20 de setembro, diretamente pelo sistema on-line da revista, no endereço https://
A RIF recebe também artigos gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. A revista possui periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.


