Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
Publicações

Iberoamericana | Chamada para o número temático: Pensar a América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

História, Ciências Sociais, Literatura

A revista IBEROAMERICANA. América Latina - España - Portugal está com chamada aberta para o número temático Pensar a América Latina: contribuições teóricas e conceituais, a ser publicado em 2016. O prazo para a apresentação de artigos é 15/10/2015.
 
O objetivo deste número temático é abrir um debate epistemológico sobre as contribuições conceituais e teóricas que surgiram ou se desenvolveram na América Latina, desde o início do século XX até o presente, de uma perspetiva interdisciplinar e visando estimular as abordagens comparativas.
 
A reflexão sobre a América Latina e as suas relações com a Europa e os Estados Unidos tem sido uma preocupação constante para as Ciências Humanas, as Ciências Sociais e a produção estética na região. Conceitos como centro/periferia, autonomia/dependência, colonialismo/pós-colonialismo, aculturação, canibalismo ou hibridação, são apenas alguns exemplos de contribuições conceituais destinadas a perceber tanto a própria realidade cultural e social, como a ambivalência entre o sentido de pertença e a aspiração de autonomia relativamente à cultura ocidental.
 
Alguns dos possíveis tópicos são:
 
• Quais são os conceitos e as abordagens teóricas mais importantes que surgiram ou se desenvolveram na América Latina?
• Em que contexto eles surgiram e quais foram seus locais de produção?
• Que relações existem entre os diferentes conceitos e abordagens teóricas?
• Que papel tiveram nos debates internacionais? Quais os fatores que dificultam ou impedem o fluxo internacional destes conceitos?
• Que conceitos e abordagens são adequadas para compreender a América Latina? Quais não o são?
 
Apresentação de propostas
 
Os trabalhos recebidos serão submetidos ao sistema duplo-cego de revisão por pares. Para começar o processo de avaliação, os autores devem se registar no site da revista e enviar a proposta através de página (sistema OJS), onde constam todas as informações relevantes e as normas editoriais.
 
São aceites apenas artigos originais e inéditos em espanhol, português ou inglês. Os trabalhos publicados em outros meios, no todo ou em parte, ou em fase de avaliação por outra publicação, não são aceites.
 
O prazo para a chamada expira em 15 de outubro de 2015 e a publicação deste número está prevista para o primeiro semestre de 2016.
 
IBEROAMERICANA é uma revista interdisciplinar de literatura, história e ciências sociais, editada pelo Ibero-Amerikanisches Institut (Berlim) em parceria com o GIGA Institute of Latin American Studies (Hamburgo) e a Editorial Iberoamericana/Vervuert (Frankfurt am Main/Madrid).
 
Mais informações: http://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/iberoamericana/announcement/view/9
Contactos: Iberoamericana@iai.spk-berlin.de

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas