Revista Historiar – Chamada de artigos para dossiê sobre saúde e doenças
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Historiar (Qualis B2), vinculada ao Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e ao Curso de História, abriu chamada para o dossiê “Entre o Sofrimento e a Cura: Dinâmicas Históricas da Saúde e das Doenças”. O prazo para submissão de artigos decorre até 31 de dezembro de 2025.
A proposta do dossiê é reunir trabalhos que explorem a saúde e as doenças como fenómenos históricos e sociais, para além da sua dimensão biológica. Pretende-se analisar como diferentes sociedades, em distintos tempos e espaços, construíram representações, práticas e respostas às enfermidades, revelando tensões internas, relações de poder e valores culturais.
Serão valorizadas contribuições que abordem as múltiplas dimensões sociais, políticas e culturais ligadas à experiência do adoecimento, bem como as formas de organização coletiva, práticas de cura e construção da memória em torno da saúde e das doenças.
Organização
O dossiê é coordenado por:
-
Prof.ª Dra. Maria de Fátima de Morais Pinho (URCA)
-
Prof.ª Dra. Zilda Maria Menezes Lima (UECE)
-
Prof. Dr. Jucieldo Ferreira Alexandre (UFCA)
Mais informações e submissões disponíveis no site da revista: Revista Historiar.


