Terça-feira, 09 de Março de 2021

Revista História Oral | Chamada para o dossiê: Esportes e Fontes Orais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Desporto, História do Desporto, História oral

Está aberta a recepção de artigos para o dossiê "Esportes e Fontes Orais", a ser publicado pela revista História Oral (Qualis de estrato A2, conforme avaliação preliminar do ano de 2019), da Associação Brasileira de História Oral — ABHO, em 1º de setembro de 2021. A data limite para submissão de propostas é 1º de maio de 2021.

Organização do dossiê:

Prof. Dr. Bernardo Buarque de Hollanda – FGV/CPDOC
Profa. Dra. Lívia Magalhães Gonçalves – História/UFF

Ementa

Os estudos acadêmicos sobre esportes vêm assistindo a um notável crescimento nas últimas décadas, acompanhados de uma diversidade interdisciplinar e temática. Neste sentido, cabe pensar quais rendimentos metodológicos e analíticos as fontes da História Oral têm a contribuir no diálogo com esse campo. Entrevistas, testemunhos, depoimentos, gravações, registros sonoros e documentos fílmicos, entre outros, trazem elementos para a reflexão em torno das práticas e representações esportivas, sejam elas em nível amador ou profissional, em escala nacional ou internacional. São múltiplos os atores desse universo cujos registros orais podem ser mobilizados, desde praticantes e espectadores até instrutores, técnicos, jornalistas, árbitros, dirigentes e gestores públicos. Trata-se assim de uma oportunidade para receber contribuições teórico-metodológicas e para adotar fontes não-escritas no debate mais amplo de uma historiografia dos esportes no Brasil contemporâneo.

Também estão abertas as submissões de artigos de tema livre, em fluxo contínuo, bem como de entrevistas, resenhas e traduções

Mais informações no site da Revista História Oral.

A ABHO, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação e a distribuição da Revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, que se destina aos associados e interessados na metodologia e teoria das pesquisas com fontes orais.