Quarta-feira, 22 de Maio de 2024
Publicações

Revista História Oral | Chamada para o dossiê "ABHO 30 anos"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História Oral

Está aberta a recepção de artigos para o dossiê "Chamada para o dossiê "ABHO 30 anos", organizado por Marcos Montysuma (Universidade Federal de Santa Catarina), e a ser publicado pela revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral — ABHO. A data limite para submissão de propostas é 15 de maio de 2024.

Quando a Associação Brasileira de História Oral completa trinta anos propomos uma reflexão voltada para discutir as experiências que a constituem. Por isso a Revista História oral está abrindo um dossiê voltado para problematizar as nossas práticas e buscas no campo da história oral, bem ao modo como a vivenciamos no Brasil.

Este dossiê tem como objetivo a discussão e divulgação das práticas de história oral exercitadas desde sua fundação, em 1994, até nossos dias. É uma oportunidade em que procuramos também fazer uma espécie de imersão, naquilo que é desenvolvido, por onde temos apontadas as abordagens teóricas, metodológicas que fundamentam as pesquisas, que abrangem as várias temáticas com as quais nos envolvemos. E que depois vimos divulgadas nas revistas, livros e publicações especializadas. Mas é também uma oportunidade para deslindar as superações de caráter teórico, filosófico por onde sinalizamos, ou melhor, deixamos claro que não basta apenas ligar um gravador na frente de uma pessoa disposta a falar, para dizer que fazemos história oral. O que nos mobiliza é essencialmente expor e problematizar, queremos dizer mesmo, é defender a necessidade de como superamos as questões que giram em torno das fundamentações teóricas que orientam os nossos procedimentos em pesquisa. A esse respeito cabe muito bem discutir as abordagens que recaem nas questões por onde apontamos o que entendemos como fonte; metodologia; disciplina.

Por outro lado, queremos também sugerir que este Dossiê se preste para a discussão de uma historicidade da ABHO.

Mais informações no site da Revista História Oral.


A ABHO, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação e a distribuição da Revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, que se destina aos associados e interessados na metodologia e teoria das pesquisas com fontes orais.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas