Sábado, 05 de Dezembro de 2020
Publicações

Revista Gragoatá recebe artigos para o dossiê "Distopia na arte contemporânea"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para artigos, Letras, Língua, Literatura

A Revista Gragoatá (ISSN (online) 2358-4114, Qualis A2), editada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), seleciona artigos para o seu próximo número (V.26, MAI-AGO 2021, Vol. 26) com o tema "Distopia na arte contemporânea: uma estética de resistência ou de submissão?". O prazo máximo para o envio de originais é o 30 de novembro de 2020. Serão aceitos textos em português, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

Ementa:

A chamada pretende acolher diferentes reflexões, numa perspectiva pluralista, sobre a distopia na criação contemporânea, não apenas como projeção futura de perspectivas sombrias mas, como recriação estética do presente, em sua atualidade problemática e assolada por sequelas e ameaças prementes. A respeito do assunto, Jill Lepore publica um artigo, em 2017, na revista New Yorker, no qual questiona se a “literatura do desespero político” pode ser vista como resistência e crítica ao que existe ou, ao contrário, como sintoma de submissão e aceitação do inevitável. O presente dossier se propõe a debater tal controvérsia a partir de artigos sobre arte e literatura.

Organizadores:
Ângela Maria Dias (UFF) e Maria Aparecida Ribeiro (Universidade de Coimbra).

A Revista Gragoatá é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Mais informações na página da Revista Gragoatá.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas