Domingo, 16 de Junho de 2019
Publicações

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea: "Literatura e ditadura"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Literatura

Chamada para artigos

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

 

Revista 60 (maio/agosto 2020)

Seção temática: Literatura e ditadura

A crítica e a criação literárias têm refletido sobre a violência das relações autoritárias como uma das marcas consubstanciais da sociedade brasileira. A representação da ditadura militar e do seu legado autoritário originou textos escritos no calor da hora, relatos testemunhais e memorialísticos de vítimas da repressão ou, mais recentemente, romances de autores mais jovens, nascidos em torno de 1964, que refletem e transfiguram essa experiência, como observa Eurídice Figueiredo no mapeamento que realiza dessa produção (A literatura como arquivo da ditadura brasileira, 2017). Serão aceitos artigos que coloquem em perspectiva narrativas recentes consagradas à memória traumática da ditadura militar, examinando os procedimentos estéticos que desvelam, entre outras questões: a persistência das marcas do autoritarismo nas relações sociais e políticas, a representação brutal da violência, a hipertrofia do poder policial, a dimensão íntima e subjetiva da história, a experiência do exílio, as tensões entre memória, esquecimento e ocultamento do trauma. Dar-se-á destaque às estratégias literárias para intervir na rede dos discursos sociais, no contexto atual da sociedade brasileira marcado pelo eco da ideologia totalitária que considera os seres humanos como instrumentos para realização de um projeto político, como lembra Todorov em Face à l’extrême (1994).

Dossiê proposto por Rita Olivieri-Godet (Université Rennes 2/Institut Universitaire de France) e Mireille Garcia (Université Rennes 2)

O prazo final para o envio de artigos para esta seção temática é 30 de julho de 2019.

A revista também recebe colaborações em fluxo contínuo para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea.

Resenhas

Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://goo.gl/PxGj4b  

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse o sistema de Submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Para outras informações, escreva para revistaestudos@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas