Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Publicações

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea: "Literatura além do livro"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Literatura

Chamada Para Artigos / Call For Papers
Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea – nº 59

Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artísticas.

Revista 59 (jan./abr. 2020)

Seção temática: Literatura além do livro

A atual crise que se instalou no Brasil evidenciou as fragilidades do projeto de inclusão social, econômica e política  encenado na arena pública do país ao longo dos últimos 15 anos. Nesse contexto, novas iniciativas buscam experimentar o espaço literário fora de seus próprios limites. A cultura livresca vem sendo aos poucos transformada, diante do surgimento de uma produção cultural robusta e diversificada, que dinamizou e reinterpretou de várias formas o status do literário. Fazem parte desse fenômeno a aparição de saraus e slams, a projeção do graffiti, a ampliação da literatura digital entre outras formas de expressão. Considerando a pertinência de refletir sobre a cultura como um espaço de garantia de direitos e de formação de  cidadãos, este dossiê propõe a discussão sobre o estado da arte desta produção e as propostas críticas acerca de sua realização, que têm surgido tanto no Brasil quanto no exterior.  Sob uma perspectiva histórica e transnacional, espera-se promover um debate sobre as especificidades da produção cultural além do livro em um momento crítico de sua existência. 

Dossiê proposto por Marguerite Itamar Harrison (Smith College) e Diego Bustos (University of New Mexico).

O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 59 é 30 de abril de 2019.

 

A revista também recebe colaborações em fluxo contínuo para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea.

Resenhas

Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://goo.gl/PxGj4b  

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse o sistema de Submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas