Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Publicações

Revista Escritas

Início: Fim: Países: Brasil

História, Chamada para artigos

A Revista Escritas (ISSN 2238-7188), publicação semestral do Colegiado de História da UFT, Campus de Araguaína, está com chamada aberta para o seu Vol. 7 n. 1 (Jan.–Jul./2015) com o Dossiê Imprensa no Brasil. Podem ser submetidos também artigos para a Seção Livre, em fluxo contínuo.
 
Os artigos, referentes ao Dossiê Imprensa no Brasil, deverão ser enviados até 20 de março de 2015 para: revistaescritas@bol.com.br e/ou revistaescritas@uft.edu.br.
 
Confira as Normas de Publicação na página da revista.
 
Dossiê: Imprensa no Brasil
 
A imprensa no Brasil surgiu por iniciativa oficial após a vinda da Corte para o Rio de Janeiro em 1808. Foi na Cidade Imperial, em 10 de setembro, que surgiu o primeiro jornal produzido no País, intitulado a Gazeta do Rio de Janeiro. Contudo, desde 1º de junho de 1808, já circulava, clandestinamente, no Brasil outro jornal, o Correio Braziliense. Esse periódico tratava de assuntos brasileiros, mas era produzido em Londres. Após esses primeiros passos, a imprensa no Brasil foi crescendo e se diversificando, gradativamente, em todo território nacional, tendo sofrido censuras e intervenções estatais em determinados períodos históricos. A imprensa acompanhou pari passu todos os acontecimentos e debates que movimentaram e mobilizaram a sociedade brasileira nesses pouco mais de duzentos anos de existência, não raro, servindo como instrumento de ação política e representando os interesses dos grupos dominantes. Tendo em vista essa trajetória, o presente dossiê pretende reunir artigos que tratam da imprensa no Brasil, enquanto fonte e objeto de estudo, desde os seus primórdios, no início do século XIX, até o contexto histórico atual. Nossa intenção é reunir pesquisadores que pensem a imprensa, nos aspectos teóricos, históricos ou historiográficos, e analisem as suas relações com os grupos políticos e econômicos, bem como o papel dessa imprensa brasileira na formação da opinião, na veiculação do pensamento crítico, na circulação de ideias e na difusão de informações sobre assuntos que são de interesse público.
 
A Revista Escritas, do Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, tem como meta a divulgação da produção dos cientistas sociais e historiadores em âmbito nacional, regional e local. Busca o aperfeiçoamento científico dos docentes dos cursos de História da UFT, por meio de um intercâmbio e troca de ideias e, especialmente, uma maior interação entre os historiadores das regiões norte e centro-oeste.
 
Revista Escritas
Colegiado do Curso de História

UFT - Araguaína
Tel.: (63) 2112 2221
E-mail:revistaescritas@bol.com.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas