Revista Diálogos - chamada para artigos: "Experiências religiosas e narrativas sociais"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Timor
Chamada para artigos
Diálogos é uma revista académica de acesso aberto, indexada e revisada por pares, destinada à publicação de estudos nas áreas da Filosofia, Ciências Sociais e Humanidades. Tem como objetivo ser um espaço de encontro e partilha de conhecimento por meio de abordagens que contemplem a diversidade de visões de mundo, a reflexão, a troca de experiências e o aprofundamento de questões relevantes para a sociedade.
Publicada anualmente desde 2016, a revista é organizada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Timor-Leste). Não são cobradas taxas de processamento ou publicação de artigos.
Para a edição de 2026, a Diálogos convida investigadores/as a submeterem artigos para o dossiê temático:
Experiências religiosas e narrativas sociais:
abordagens críticas e interdisciplinares
Os artigos podem ser submetidos até ao dia 15 de Março de 2026.
As submissões são realizadas diretamente no website da revista: dialogosuntl.com
Este dossiê acolhe contribuições que explorem práticas, discursos, memórias e representações religiosas em articulação com processos sociais mais amplos – como identidade, género, política, território, violência, resistência, pertença e exclusão – a partir de perspetivas interdisciplinares (antropologia, sociologia, história, psicologia, filosofia, estudos religiosos, educação, entre outras).
Serão particularmente bem-vindos artigos que proponham reflexões teóricas e/ou análises empíricas sobre as múltiplas formas de manifestação da religião no espaço social, considerando os modos como é vivida, narrada, disputada ou ressignificada em distintos contextos históricos, culturais e políticos.
Temas sugeridos (não exclusivos):
- Religião e identidade individual ou coletiva
- Narrativas religiosas em contextos de conflito ou mudança social
- Espiritualidade, género e corpo
- Religião, juventude e cultura popular
- Religiões locais e cosmologias indígenas
- Práticas e crenças em contextos de diversidade religiosa
- Religião e memória coletiva
- Disputas simbólicas, rituais e performances religiosas
- Metodologias para o estudo das experiências religiosas
Orientações para os autores:
a) A Revista Diálogos segue as normas da APA (edição atualizada);
b) Recebemos artigos escritos em Tétum, Português e Inglês;
c) Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, texto justificado, recuo de parágrafo de 1,0 cm, formato A4 (210x297 mm);
d) Os artigos podem ter no mínimo 4,000 palavras e no máximo 8,000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, referências e notas;
e) Resumo: entre 100 e 200 palavras, com espaçamento simples.
- Artigos escritos em português ou tétum devem ter um resumo na língua original do texto e outro resumo em inglês.
- Artigos escritos em inglês, devem ter um resumo na língua original do texto e outro em português;
f) Palavras-chave: artigos escritos em português ou tétum devem ter 4 palavras-chave na língua original do texto e em inglês. Artigos escritos em inglês, devem ter 4 palavras-chave na língua original do texto e em português;
g) Imagens, gráficos e tabelas devem ser enviadas em alta resolução e com a descrição da fonte;
h) Itálico: para palavras estrangeiras, títulos de obras, eventos, e para dar ênfase;
i) Deve-se evitar os marcadores em negrito e sublinhado;
j) Notas de rodapé: somente se forem relevantes para a compreensão do texto.
Critérios avaliados nos artigos submetidos à publicação:
a) Estrutura: coerência interna, organização lógica dos tópicos e clareza expositiva.
b) Qualidade da redação: correção linguística, clareza, fluidez textual e argumentação fundamentada.
c) Aspetos técnicos e teóricos: rigor conceptual e domínio do quadro teórico adotado.
d) Originalidade: carácter inédito, contributo inovador e pertinência para a área de estudos em causa.
Alessandro Boarccaech
Editor-chefe Revista Diálogos


