Domingo, 25 de Outubro de 2020
Publicações

Revista Debater a Europa | Fenómenos de Integração Regional

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Estudos Europeus, Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos

Debater a Europa (ISSN 1647-6336) é uma revista com arbitragem científica e indexação em curso (http://europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/) vinculada ao Centro de Informação Europe Direct de Aveiro e ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.
 
A sua redação prepara agora o número 16 que terá como tema «Fenómenos de Integração Regional: Os casos da União Europeia e do MERCOSUL».
 
Seria, assim, relevante que o dossier temático deste número da Revista Debater a Europa, coordenado por Isabel Maria Freitas Valente (CEIS20-UC) e Alessander Kerber (UFRGS, Brasil), permitisse estimular um conjunto de reflexões sobre os Fenómenos de Interação Regional nomeadamente na Europa e na América Latina, privilegiando aspetos como:
 
1. Teoria da Integração: Económica versus Política;
2. Integração: discursos e poder;
3. Integração no âmbito cultural;
4. Região e Regionalismos;
5. Formas. O Caso da União Europeia;
6. Formas. O Caso do MERCOSUL;
7. Nacionalismos e integração.
 
A revista Debater a Europa apela assim à submissão de trabalhos, sob a forma de artigos científicos ou recensões bibliográficas, que venham ao encontro das referidas temáticas.
 
Os interessados em colaborar deverão enviar por e-mail para debatereuropa@gmail.com até ao dia 30 de abril de 2016, a indicação do título provisório do trabalho, um resumo até 500 palavras e uma nota biográfica (incluindo nome, grau académico e instituição onde foi obtido, afiliação e endereço institucional completo, número de telefone/fax, e-mail e até 5 publicações recentes). No caso dos artigos, os interessados deverão também especificar a linha temática em que os pretendem incluir. O envio do artigo deverá ser feito até 25 de maio de 2016.
 
Calendário
 
30 de abril de 2016, – Fim do prazo para manifestação do interesse em colaborar;
8 de maio de 2016 – Comunicação da aceitação dos trabalhos;
25 de maio de 2016– Fim do prazo de entrega dos trabalhos;
Dezembro de 2016 – Edição online da Revista.
 
Confira a chamada em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas