Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Publicações

Revista Contraponto abre chamada para o dossiê História e Literatura

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, História, Política

A revista Contraponto, editada pela Universidade Federal do Piauí, abre chamada para o dossiê História e Literatura.  O período de submissão vai até 30 de setembro de 2020. A revista aceita colaborações em língua portuguesa, espanhola ou inglesa para todas as seções.

Eixo temático

Esse dossiê pretende reunir artigos acerca das relações entre História e Literatura, através de reflexões sobre experiências de grupos ou sujeitos históricos inseridos em diferentes espaços e períodos. A partir de perspectivas interdisciplinares, busca-se coligir estudos que problematizem as historicidades dos autores e/ou suas obras – contos, poesias, crônicas, romances, dramaturgias etc. Nessa proposta, a literatura, para além de seu caráter ficcional ou de sua suposta autonomia artística, é pensada como um produto social, interligado a uma complexa rede de fatores enraizados nas experiências históricas de seus produtores e receptores, bem como um testemunho sobre determinadas realidades, sujeitos, sensibilidades, valores, ideologias, representações e códigos culturais.

Dessas múltiplas relações e testemunhos, surge um amplo e diversificado horizonte de pesquisa a ser explorado, no qual podem ser contempladas diferentes temáticas, tais como história das mulheres, imprensa, escravidão, manifestações culturais, política, religião, saúde, entre outras. Partindo da compreensão brevemente exposta e das possibilidades que a literatura traz para a compreensão do passado, do presente ou das possibilidades de futuro, convidamos historiadores, críticos literários, sociólogos e demais pesquisadores interessados em publicar na revista Contraponto.

Coordenadores:

  • Teresinha Queiroz (UFPI)
  • Maged Elgebaly (Aswan University, Egito).
  • Ronyere Ferreira (UFPI)

Mais informações na página da Revista Contraponto.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas