Revista Brasileira de Literatura Comparada abre chamada para dossiê dedicado a Machado de Assis
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Revista Brasileira de Literatura Comparada (Qualis A-1)
Chamada para artigos
Atenção: O periódico adotou a partir de 2024 o regime de fluxo contínuo e, além da chamada abaixo, com tema específico e data de envio, informamos que estamos aceitando submissão de artigos e resenhas de tema livre, a qualquer tempo. A RBLC aceita submissão de artigos nas seguintes línguas: português, alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
As orientações podem ser consultadas na página da revista: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista
Machado de Assis: a trajetória, a obra, o legado.
Machado de Assis participou da literatura e da cultura brasileira por mais de cinquenta anos, longevidade artística que não exclui produção intensa, criatividade e intervenção no sistema literário, por meio da crítica, da polêmica política e dos intercâmbios institucionais. Inicialmente poeta e crítico dramático, passou pelo conto, romance, crônica e dramaturgia; atuou como jornalista, foi editor de livros e revistas, mostrou-se servidor público atento às mudanças na legislação brasileira relativas ao escravismo; fundou a Academia Brasileira de Letras, empenhado em conferir estatuto de confiabilidade aos intelectuais e artistas nacionais. Bem informado, incorporou em suas obras conquistas literárias do passado e da modernidade. Tornou-se, assim, um dos principais nomes da literatura de seu tempo, com impacto até hoje identificáveis dentro e fora de nosso país. Ainda em vida, testemunhou sua obra ser escrutinada por críticos que o admiravam ou o detestavam, respondendo a alguns, ignorando outros. A fortuna crítica que lhe é dedicada é extensa e qualificada; contudo, Machado de Assis oferece, a quem almeje pesquisar sua trajetória, obra e legado, número considerável de perspectivas e facetas inusitadas.
Submissões posicionando-se diante deste conteúdo serão muito bem recebidas pela Revista Brasileira de Literatura Comparada.
Organizadoras: Regina Zilberman (UFRGS; UEMA; FAPERJ); Juracy Assmann Saraiva (Feevale; UFRGS).
Prazo para entrega dos originais: 15 de julho de 2024



