Revista Brasileira de Ciência Política - n. 18-19-20
Países: Brasil
A Revista Brasileira de Ciência Política, uma publicação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, divulga as chamadas para os números 18, 19 e 20, a serem lançados em 2015 e 2016.
18- Cuidado e responsabilidade
Nesse dossiê, a Revista Brasileira de Ciência Política reunirá estudos teóricos e empíricos sobre cuidado e responsabilidade nas sociedades contemporâneas. A temática inclui um conjunto amplo de debates e preocupações, como os modos de organização e os sentidos assumidos pelo cuidado, a relação entre cuidado, gênero e divisão social do trabalho, a desvalorização do trabalho associado ao cuidado, a relação entre justiça, vulnerabilidade e dependência e o modo como a responsabilidade (individual e ou social) é mobilizada nas abordagens teóricas e nos estudos empíricos que compõem esses debates. São temas presentes em diferentes vertentes dos estudos contemporâneos, como as teorias da justiça, as teorias feministas, os estudos de gênero e os estudos sobre divisão do trabalho e sobre os mecanismos de reprodução de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Estão presentes, também, nas pesquisas sobre os limites e potenciais das políticas públicas relacionadas ao cuidado, sejam elas focadas nas crianças, nas/os idosas/os, nas/os doentes e/ou nas/os portadoras/es de deficiências.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2015.
A edição deve ser lançada em outubro de 2015.
19 - Ciência política no Brasil
O dossiê "Ciência política no Brasil" aceita artigos sobre a história, o estado atual e a prospecção das possibilidades da disciplina no país, incluindo abordagens que tratam de sua institucionalização, das disputas internas, das agendas de pesquisa dominantes, emergentes ou esquecidas, da relação com outros campos de saber e da relação com os poderes públicos. Podem ter enfoque panorâmico ou tratar de uma subárea disciplinar específica, de uma publicação ou instituição, de um(a) pesquisador(a) ou grupo de investigação, do impacto de autores(as) ou abordagens importadas do exterior.
Prazo para envio dos artigos: 30 de setembro de 2015.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2016.
20 - Ecologia e política
A relação entre meio ambiente e política, em suas variadas dimensões, é o tema deste dossiê da Revista Brasileira de Ciência Política. São aceitos artigos sobre o movimento ambientalista, no Brasil e em outros países, abordando sua evolução, suas estratégias, suas interfaces com Estados e partidos, suas redes transnacionais, suas divisões internas; sobre os desafios que a consciência ecológica apresenta à teoria política, em suas diferentes vertentes; sobre plataformas políticas como o “desenvolvimento sustentável” e as críticas feitas a elas. O dossiê está aberto também a contribuições sobre temáticas emergentes, como a responsabilidade humana em relação ao planeta e os direitos dos animais.
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2016.
Confira aqui as Instruções aos/às autores/as.
A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012. Sua ambição é fomentar o debate científico, estabelecendo-se como um espaço de reflexão plural e abrigando estudos sobre o fenômeno da política – de cientistas políticos, mas também de sociólogos, antropólogos, historiadores, comunicólogos – que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.



