Revista Asas da Palavra reúne artigos sobre literatura, memória e imaginário
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para artigos, Ciências Humanas, Literatura, Mulheres
A Revista Asas da Palavra lançou a chamada de artigos para o dossiê temático "Literatura, Memória e Imaginário: Da Afirmação à Invenção do Lugar", com publicação prevista para 2026. A chamada convida pesquisadores a submeter artigos científicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas.
O dossiê propõe-se compreender os modos pelos quais a literatura afirma, desloca e reinventa lugares, sensibilidades, memórias e formas de representação, tomando o texto literário como objeto principal de reflexão. São acolhidas contribuições sobre teoria e crítica literária, literatura comparada, estudos da tradução, e as interlocuções da literatura com a história, a memória e as geografias literárias, bem como reflexões sobre escritas de si, poéticas da oralidade, cosmologias e as interfaces do texto literário com as artes visuais e performáticas.
Nesta perspectiva, o lugar é abordado como uma construção simbólica, afetiva e imaginária, constituída por narrativas, experiências e modos de pertencimento, reafirmando a literatura como espaço de criação estética e de produção de conhecimento.
São aceites artigos científicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas, em português, inglês ou espanhol. Podem submeter trabalhos doutores vinculados a instituições de ensino superior, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, exigindo-se, neste último caso, coautoria com pelo menos um autor detentor de título de doutor.
O prazo para submissão termina em 25 de outubro de 2026.
Todas as submissões devem estar em conformidade com as Diretrizes para Autores, disponíveis em https://cutt.ly/mlhAjMt.
Mais informações: https://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/announcement/view/69.


