Revista Aedos - Chamada do Dossiê: Escrita da História e justiça reparativa | novo prazo
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para dossiê
Escrita da História e justiça reparativa: como narrar um passado de dívidas impagáveis?
Início do recebimento de artigos: 15/08/2025
Data limite para envio: 30/09/2025 (prorrogado)
Entre as datas delimitadas, a Revista Aedos receberá artigos, entrevistas, traduções e resenhas dedicados ao tema do Dossiê Temático “Escrita da História e justiça reparativa: como narrar um passado de dívidas impagáveis?”, proposto por Allan Kardec da Silva Pereira (História/ UFFS Erechim) e Juliano Lima Schualtz (PPGH/ UFRGS).
O Dossiê propõe discussões sobre justiça e responsabilização pela exploração e espoliação dos processos colonialistas dos países europeus e dos Estados Unidos nos últimos séculos. Para além de uma reparação de relações diplomáticas e ocasionais indenizações, os proponentes sugerem pautar possibilidades não-reformistas/paliativas de reparação com enfoque nos próprios processos colonialistas e suas consequências para a vida dos seres humanos atingidos, superando a quantificação cínica das atrocidades destes processos. Assim, buscam textos sobre pensamento radical negro e estudos sobre o pós-escravidão que problematizem o tempo histórico e pautem o passado como um agente gerador de conflito e possibilidade.
Temas que podem ser enquadrados: escrita da História; discursos coletivos sobre reparação histórica; as vidas póstumas da escravidão; a durabilidade do racismo nas democracias contemporâneas; formas de narrar o passado da escravidão; críticas aos conceitos ocidentais de justiça; reflexões sobre temporalidades históricas; críticas ao cânone ocidental; demandas públicas por passado desenrolada por movimentos sociais negros.
Proponentes:
Allan Kardec da Silva Pereira é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor efetivo do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, e coordenador do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) no mesmo campus.
Juliano Lima Schualtz é doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de Teoria da História e Historiografia.
Mais informações: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/announcement/view/2034


