Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Publicações

REBECA, dossiê sobre Cinema e Espaço Urbano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Cinema

O número 16 de REBECA, Revista brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, tem como tema "Cinema e Espaço Urbano". 
O prazo de envio de artigos está aberto até 14 de outubro de 2019.
 

É sabido que o cinema – desde as suas origens até a contemporaneidade, nas suas mais diversas manifestações – colhe da vida urbana alguns dos seus conteúdos capitais. Os espaços urbanos em que transitamos e vivemos, por sua vez, não tardaram em ir buscar a uma de suas fontes primordiais – o cinema – algumas das suas formas estéticas, éticas e políticas mais eficazes. Por um lado, se a mera invocação dessas categorias pode ofuscar perigosamente as diferenças abissais entre si mesmas, por outro, e desde logo, pretendemos realçar uma basilar reciprocidade entre a vida urbana e a história (viva) do cinema.


Modelos inequívocos de tal reciprocidade são os filmes que, entre a saída encenada dos trabalhadores da fábrica dos irmãos Lumière (1896) e as mais variadas formas de expressão nas cinematografias contemporâneas em todo o mundo, continuam a provocar uma urgente reflexão sobre percepções coletivas, momentos históricos precisos e mudanças sutis, ou traumáticas, sofridas por determinadas instâncias. Pensar o cinema contemporâneo e o que nele se produz ainda é, por tudo isso, uma ótima maneira para repensar os fenômenos da vida urbana; tal como pensar o que ocorre na singeleza dos mais variados espaços urbanos ainda proporciona, hoje e talvez mais do que nunca antes, um ponto de vista incontornável para analisar aquilo que o cinema ainda pode alterar no mundo global.

Acima de tudo, as linhas de partida e chegada deste dossiê, “Cinema e Espaço Urbano”, convocam uma disposição política. Com isto não nos referimos a tomadas de posição vincadas ou ideologicamente assumidas. Antes, falamos de uma capacidade e vontade de elaborar uma abertura teórica nos próprios textos: que neles se possam estabelecer pontos de contato não só com a habitual comunidade acadêmica em que comumente circulam, mas também com o mundo da vida. Pretendem-se ensaios “necessariamente críticos” (Sílvio Lima, Ensaio sobre a Essência do Ensaio, 1944) que arrisquem indicar novas unidades de medida a partir dos filmes e dos fenômenos urbanos de que se ocupam, provocando respostas políticas tão ambíguas como inequívocas. Que cada texto suscite no leitor a necessidade de ser artista no palco dramático que o envolve; que, na pior das hipóteses, a seleção de textos que se pretende deixe o leitor sensível às várias nuances táticas e estratégicas que o envolvem nas novas movimentações urbanas e nas mais recentes redes de sociabilidade.

Diante de tal contexto, o presente dossiê busca reunir artigos que contemplem múltiplas formas de se aproximar da temática do espaço urbano no cinema contemporâneo. Assim, convidamos à submissão de artigos que se debrucem sobre os seguintes temas, ou tópicos relacionados: 

  • Contribuições teóricas sobre cinema e espaços urbanos no cinema do século XXI;
  • Espaços afetados pela lógica, estética e ética cinematográficas no cinema do século XXI;
  • Representações da vida na cidade e no espaço urbano no cinema contemporâneo;
  • Arquitetura urbana e cinema contemporâneo;
  • A ruralidade e o urbano no cinema do século XXI;
  • O arquivo, a vigilância e as novas tecnologias enquanto espaços representacionais contemporâneos;
  • Os espaços de distribuição e exibição cinematográfica e a sua integração nas redes de sociabilidade contemporâneas;
  • Projetos urbanos e espaços de visionamento de cinema;
  • Novas abordagens ao espaço urbano na história do cinema e na crítica cinematográfica;
  • As várias escalas dos espaços de representação urbanos: cinematografias locais, nacionais e globais no cinema contemporâneo;
  • Paisagens urbanas nas novas medias;
  • Contribuições teóricas, críticas e pedagógicas sobre políticas de programação, distribuição e exibição de cinema contemporâneo em contextos urbanos.

Editores do dossiê: Pedro Florêncio, Universidade de Lisboa / Portugal;  Wiliam Pianco, Universidade do Algarve / Portugal | O Cinema e o Mundo: Estudos Sobre Espaço e Cinema, Grupo de Pesquisa vinculado ao CEC – Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa / Portugal.


Mais informação sobre a chamada de artigos deste número e sobre as normas para publicação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas