Quinta-feira, 23 de Abril de 2026
Publicações

REBECA abre chamada para dossiê "Pedagogias do Roteiro"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Cinema

A Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, uma publicação científica de Acesso Aberto (Open Access) editada pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), está com chamada aberta para o dossiê "Pedagogias do Roteiro".
 
Serão especialmente bem-vindas contribuições que abordem, entre outras, as seguintes questões e eixos de investigação:

  • Como se constituíram historicamente as pedagogias do roteiro no Brasil, na América Latina e em outros contextos?
  • Quais matrizes teóricas fundamentam os métodos de ensino de roteiro e como elas dialogam (ou entram em tensão) com práticas contemporâneas de criação audiovisual?
  • De que modo manuais, laboratórios, workshops, plataformas digitais e políticas públicas participam da formação de roteiristas e da consolidação de cânones narrativos?
  • Quais são os impactos das transformações tecnológicas, do streaming, das narrativas seriadas, transmidiáticas, interativas e do uso de inteligência artificial sobre o ensino e a prática do roteiro?
  • Como gênero, raça, classe e território atravessam as práticas pedagógicas no campo do roteiro?
  • Que metodologias alternativas ou experimentais têm sido desenvolvidas no ensino de roteiro e quais seus potenciais críticos?
  • De que maneiras as práticas contemporâneas de escrita de roteiro no Brasil e na América Latina vêm tensionando ou reinventando estruturas narrativas tradicionais, propondo novos motores narrativos capazes de responder a contextos históricos, políticos, estéticos e culturais específicos?

Ao reunir essas contribuições, o dossiê busca fortalecer os estudos de roteiro no âmbito dos estudos de cinema e audiovisual, promovendo um diálogo plural e interdisciplinar, atento às especificidades locais e às transformações globais das práticas narrativas, formativas e profissionais.

Prazo de submissão: 26/06/2026

Editoras convidadas

Joanise Levy (Jô Levy) – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Cíntia Langie – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Maria Carmen Jacob de Souza – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Confira a íntegra da chamada no site da revista: https://rebeca.socine.org.br/1/announcement/view/43

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas