Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Publicações

RBEUR abre chamada para dossiê: Território, Gênero e Interseccionalidades

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Género, Território, Urbanismo

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) convida as/os pesquisadoras/es das diversas áreas do conhecimento a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o Dossiê Temático Território, Gênero e Interseccionalidade, a ser publicado em número próximo. Serão selecionados artigos submetidos entre 30 de setembro e 30 de novembro de 2020, que atendam às exigências de rigor e de excelência e que respeitem as diretrizes da RBEUR (ver: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/about/submissions).

O dossiê Território, Gênero e Interseccionalidade busca reunir estudos urbanos e regionais com base em abordagens feministas e/ou interseccionais, que considerem as dimensões de gênero, raça, classe e sexualidade (e outras) como componentes de um conjunto interligado de opressões. Dessa forma, pretende-se lançar luz sobre as diferentes experiências de mulheres atravessadas por esse conjunto que está na base das relações sociais, calcadas no capitalismo, no heteropatriarcado, na supremacia branca e na colonização européia. Os trabalhos devem refletir epistemologias que questionem o lugar neutro da ciência e da produção do conhecimento, permitindo uma maior aproximação com as realidades sociais experienciadas pelas/os sujeitas/os. Ou seja, pretende-se mobilizar um esforço coletivo, teórico e político, de construção de uma outra epistemologia, outra forma de refletir e se colocar no mundo, referidas à experiência e a pontos de vista situados.

Confira a chamada na íntegra no site da RBEUR: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/announcement/view/20.


A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) é um periódico online, de acesso aberto, que utiliza licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Seu propósito é contribuir para o adensamento e a diversidade disciplinar, temática, e conceitual do debate nacional e internacional no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais.

A RBEUR é iniciativa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). A entidade, fundada em 1983, aglutina e representa programas de pós-graduação e centros de ensino e/ou pesquisa das áreas do planejamento urbano e regional, do urbanismo, da geografia, da economia, da administração pública, das ciências sociais, do direito, do desenvolvimento regional, da demografia, entre outras.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas